Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 27 de março de 2017

SAMU capacita população para socorro imediato em paradas cardiorespiratórias

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizará nesta segunda-feira (27), na estação da Lapa, treinamento do Projeto Viva Coração

As Doenças do Aparelho Circulatório têm aumentado em todo mundo e com elas os eventos súbitos da parada cardiorespiratória (PCR). A reanimação imediata pode salvar a vida do paciente até a chegada do socorro.

Com o objetivo de preparar a população leiga para atuar no socorro imediato, o SAMU promove na próxima segunda-feira (27), na Estação da Nova Lapa, das 8:30h às 12:00h, ações educativas. O local foi escolhido por ter grande circulação de pessoas. A iniciativa faz parte do Projeto Viva Coração.
Durante o exercício o cidadão comum é capacitado com um conjunto de ações que devem ser realizadas, com o objetivo de manter as funções vitais da vítima, em especial para sustentar a oxigenação e perfusão de órgãos vitais.

“Salvador é uma cidade com bastante relevo e trânsito congestionado o que muitas vezes aumenta a relação entre o tempo da chamada e a resposta do SAMU 192. O paciente tem uma sobrevida reduzida de 7 a 10 % a cada minuto sem atendimento, por isso a necessidade deste preparo da população”, explica a enfermeira Nadja Magali Gonçalves, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU Metropolitano de Salvador.

Dados - A taxa de mortalidade na capital baiana causada por Doenças do Aparelho Circulatório (DAC) em 2014, segundo levantamento do Datasus, é de 9,7 a cada 10 mil habitantes. O número está abaixo da taxa nacional que é de 11,7 no mesmo ano. Salvador registrou 2.828 óbitos e o Brasil 237.588 mortes.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑