Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 23 de março de 2017

Saúde alerta para a importância do diagnóstico precoce da tuberculose

Unidades de Saúde de Salvador oferecem tratamento e medicamento gratuito

Na próxima sexta-feira (24), em comemoração ao Dia Mundial da Tuberculose (24), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza uma série de ações em alerta para a importância do diagnóstico precoce da doença, que pode ser feito através do exame de pessoas que estejam com tosse por três semanas ou mais.  O tratamento pode ser realizado nas 110 unidades básicas de saúde e inclui postos de saúde da família de Salvador, onde é distribuído o medicamento gratuitamente.

A maior dificuldade para eliminar a doença está no abandono do tratamento pelos pacientes que deve durar em média seis meses. A interrupção pode agravar a patologia. Por isso, a iniciativa da SMS envolve a conscientização através de palestras, passeatas, buscas ativas de pessoas com tosse a mais de 3 semanas e ações educativas nas unidades de saúde do município.

O Dia Mundial de Controle da Tuberculose foi criado em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.

A doença -“A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões. A transmissão ocorre através do ar, por meio da fala, tosse ou espirros”, explica a enfermeira da SMS, Sandra Conceição Pereira. 

Todos os indivíduos são susceptíveis, entretanto existem pessoas consideradas mais vulneráveis como a população em situação de rua, pessoas que vivem com HIV/Aids, indivíduos privados de liberdade e a população indígena. Crianças e idosos possuem um risco maior e recentemente descobriu-se uma relação entre a ocorrência de tuberculose com diabetes e tabagismo.

Dados - A capital baiana já registra em 2017, 468 casos da tuberculose com 12 óbitos. No entanto, a taxa de incidência da doença a cada 100 mil habitantes reduziu de 56,4 para 55,4 no ano passado comparado ao ano de 2015. 

Os dados indicam ainda que em 2016 houveram 1.629 casos novos e 73 óbitos pelo agravo como causa básica.  Os Distritos Sanitários Cabula/Beiru, São Caetano/Valéria e Subúrbio Ferroviário registraram os maiores números de casos. Entretanto, as regiões com maior incidência de tuberculose são os do Centro Histórico, São Caetano Valéria e Liberdade.

A comunidade pode ligar para o telefone de atendimento 156 para obter as informações sobre as unidades em que podem fazer o tratamento.



0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑