Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Duo com Mateus Aleluia e Arto Lindsay marca abertura do III Festival de Ilustração e Literatura Expandido

Evento acontece entre quinta-feira (4) e domingo (7) no Palácio da Aclamação com entrada franca


​Junto com Arto Lindsay, Mateus Aleluia apresenta um duo de poesias musicadas como parte do lançamento do livro "Rumor", da baiana Tenille Bezerra

Um duo entre os músicos Mateus Aleluia e Arto Lindsay será o ponto alto da programação de abertura do III Festival de Ilustração e Literatura Expandido, que irá ocupar o Palácio da Aclamação de quinta-feira (4) a domingo (7). O espetáculo de poesia musicada acontecerá entre 20h45 e 22h e integra o lançamento do de “Rumor”, primeiro livro de poemas da baiana Tenille Bezerra. O evento tem entrada gratuita.

Ainda no primeiro dia, quinta-feira (4), o artista gráfico espanhol Isidro Ferrer apresenta a conferência “Elogio à Desordem”, um convite à construção de novos olhares, sentidos e materialidades. Isidro também apresentará a exposição “Coleção de Assombros” com 36 cartazes em grande formato, criados para os mais diversos eventos, situações e ideias ao longo dos últimos 15 anos. 

“Elogio à Desordem” também é o tema da oficina que Isidro Ferrer ministrará nas manhãs de sexta-feira (5) e sábado (6). Sempre destaque da programação, as oficinas são pensadas para todas as idades, assim como para profissionais e amadores. Nesta edição, foram também convidados para ministrar oficinas para adultos o português André Letria, as chilenas Leonor Pérez e Maria José Ferrada, a mexicana Gimena Romero e a paulista Valquíria Prates.  A colombiana Elena Landinez e a baiana Rebeca Silva comandarão as oficinas infantis; “Cidades Invisíveis” no dia 6 (sábado) e “Criança pinta muito - Seres fantásticos” no dia 7 (domingo).

Ao todo, serão quatro dias em que o evento promete movimentar a cena cultural de Salvador com atividades como oficinas, exposições, lançamento de livro, conversas coletivas, performances e atividades infantis. O Festival também sedia Feira Ladeira, acontecimento que reúne artistas gráficos, ilustradores, editores e escritores de diversas nacionalidades, em torno das artes impressas e publicações independentes.

O projeto é uma realização da Movimento Contínuo com produção da Multi Planejamento Cultural e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura da Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Feira Ladeira – Pela segunda vez o Festival de Ilustração e Literatura Expandido recebe em sua programação uma Feira de Impressos. A Feira Ladeira - Arte Impressa e Publicações Independentes irá reunir artistas, editores, escritores, designers e produtores que prezem em seus processos pelo valor artístico, pela guerrilha, pela manualidade e pelas pequenas tiragens, mas, acima de tudo, que prezem pelo prazer da cooperação, da beleza e do afeto, apresentando novos paradigmas de produção e circulação de conteúdos. Serão 60 editoras e artistas do Brasil e de outros países que estarão expondo, entre elas a Lote 42, Meli-Melo, Nano Editora, Pato Lógico, CRUA, Gris Editora e Tanto. A Feira da Ladeira acontece nos dias 5 e 6 de maio, das 14h às 20h30 e no dia 7 de maio das 10 às 20h30.

Ateliê Vala – Durante os quatro dias do Festival, quatro editoras vão se reunir com o propósito de criar uma publicação e apresentá-la ao público no domingo, dia 7. A Pipoca Press (RJ), a Conspire Edições (SP), a Pallas (RJ), e a Movimento Contínuo (BA) convidarão os artistas da programação do evento à produzirem conteúdos a partir de suas impressões e experiências no festival, para a “Revista Vala”, que será impressa em duas cores em uma impressora Risograph.

Kirimurê – A baía dos Tupinambás – Recontado pela escritora baiana Ladu Goodend, o mito Tupinambá foi o mote de convocatória para que artistas e ilustradores enviassem imagens que dessem corpo à exposição coletiva. Dessa convocatória internacional foram selecionadas 30 imagens que serão expostas em lambe-lambes pelos muros da cidade. 

Essa é uma história que nos traz a imagem mitológica Tupinambá de como a Baía de Todos os Santos foi formada. “Queremos colar as ilustrações nos muros que estão perto ou que dão vista à baía, essa é também uma ação que questiona os espaços expositivos da arte e que expande para além do espaço de realização do próprio festival”, comenta a idealizadora, Flávia Bomfim.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br



III Festival de Ilustração e Literatura Expandido
4 a 7 de maio
Local: Palácio da Aclamação
Entrada franca
Informações e inscrições: ilustrafestival.com.br


Dia 04/05 (quinta-feira)

18h30 – Abertura  Exposição de cartazes de Isidro Ferrer

19h15 – Conferência com Isidro Ferrer

20h40 às 21h – Lançamento do livro “Rumor” (Tenile Bezerra)

20h45 às 22h – Poesia musicada com Mateus Aleluia e Arto Lindsay



Dia 05/05 (sexta-feira)

9h30 às 13h – Oficina “Elogio à Desordem” com Isidro Ferrer

14h às 17h30 – Atelier Vala

14h às 20h – Feira Ladeira (abertura)

14h às 17h – Oficina “Imagem e Poesia” com Leonor Perez e Maria José Ferrada  e Oficina “Picnário” com Valquíria Prates

17h40 às 18h40 – Jam experimental com Pedro Filho, Elena Landinez e Leo França



Dia 06/05 (sábado)

9h30 às 13h – Oficina “Elogio à Desordem”, com Isidro Ferrer

14h às 20h30 – Feira Ladeira

14h às 17h30 – Atelier Vala

14h às 17h – Oficina “Imagem e Poesia”, com Leonor Perez e Maria José Ferrada

Oficina “A narrativa do ponto”, com Gimena Romero

Oficina “Cidades Invisíveis”, com Elena Landinez (infantil)

15h30 às 17h30 – Conversa Coletiva “O que pode um livro?”, com Mariana Warth, Vania Medeiros e Valquíria Prates

18h – Lançamento “Puxadinho da Bahia”, coleção da editora Pipoca Press em parceria com o festival



Dia 07/05 (domingo)

10h às 13h – Oficina “Imagem e Poesia: o caminho da observação”, com Maria José Ferrada e Leonor Perez

10h às 13h30 – Oficina “E se eu fosse um livro?”, com Andrea Letria

10h às 12h – Oficina “Criança Pinta Muito”, com Rebeca Silva

10h às 19h – Feira Ladeira

10h às 16h – Atelier Vala

14h às 17h – Oficina “A narrativa do ponto”, com Gimena Romero

15h às 17h – Conversa coletiva: Leitura expandida – Desafios contemporâneos da escrita para a infância  e/ou caminhos possíveis a partir de uma educação pela arte, com André Letria, Maria José Ferrada e Isidro Ferrer.

17h40 às 18h30 – Jam experimental com Vânia Medeiros, Raiça Bomfim e Mariana Marin




0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑