Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Hemoba oferece vacina contra a febre amarela a doadores de sangue em Salvador

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) realizará campanha de vacinação contra o vírus da febre amarela, a partir de segunda-feira (8), no Hemocentro Coordenador, localizado na Ladeira do Hospital Geral do Estado (HGE). A vacinação na Hemoba será ministrada somente aos candidatos à doação de sangue. A expectativa da Hemoba é imunizar 200 candidatos por dia até o final da campanha, no dia 12 de maio.

A estratégia da Hemoba é vacinar os candidatos após a realização da doação de sangue. Isto porque, quando uma pessoa é imunizada contra a febre amarela, fica impedida de doar sangue por quatro semanas — período em que o vírus atenuado da vacina continua presente na corrente sanguínea do indivíduo. Com a campanha, a Fundação visa reforçar os estoques de sangue para continuar atendendo com segurança e qualidade todas as demandas de hemocomponentes dos hospitais e unidades de saúde do estado da Bahia, além de proporcionar conforto aos candidatos à doação de sangue. “Com a vacinação, a Hemoba busca reduzir o impacto da inaptidão após a vacina, proporcionando acesso à mesma na sede do Hemocentro, de forma mais cômoda para os candidatos à doação de sangue” explicou o diretor geral da Hemoba, Marinho Marques.

Para receber a imunização, o candidato deverá passar pela triagem clínica da doação de sangue, além de apresentar documento oficial com foto, cartão de vacinação e cartão do SUS. Se for considerado apto na triagem clínica e hematológica, o candidato receberá a vacina após a doação de sangue; caso seja considerado inapto na triagem clínica e/ou hematológica, receberá a vacina após a respectiva triagem. O cadastro para a imunização será encerrado assim que a capacidade máxima de atendimento diário for atingida.

Doação de sangue

Doar sangue é um ato simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Fonte: Ascom/Hemoba

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑