Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 27 de junho de 2017

Filarmônicas realizam apresentação gratuita no TCA

                           O encontro acontece em comemoração à Independência da Bahia

Neste sábado (1º), às 16h, o Teatro Castro Alves recebe o II Encontro de Filarmônicas. Participam a Filarmônica Guerreiros do Sol (Dias D'Avila), Filarmônica 19 de Setembro (Ibipeba), Filarmônica e Coral Juvenil 4 de Janeiro (Itiúba), que fazem parte da FEBAF (Federação das Bandas Filarmônicas da Bahia). O NEOJIBA participa do encontro com sua Banda Sinfônica e com a Banda Sinfônica Portal do Sertão, do Núcleo Antônio Gasparini, sediado em Feira de Santana. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro a partir das 15h, no dia do evento.

O evento é uma iniciativa do NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), da FEBAF e da FUNCEB (Fundação Cultural do Estado da Bahia) e busca valorizar a tradição de bandas filarmônicas no Estado. “Nos orgulhamos em colaborar com o trabalho feito pelas Filarmônicas da Bahia e de disponibilizar o palco do Teatro Castro Alves, esse espaço significativo da cultura, para esse momento festivo”, afirma Eduardo Torres, diretor musical do NEOJIBA. 

Este ano, um dos destaques do evento será a estreia da obra O Corneteiro e a Batalha de Pirajá – Dobrado Sinfônico, de Leonardo Oliveira, que foi o vencedor do 1º Concurso de Composição para Filarmônicas. “Concorrer com a Bahia toda e ser selecionado, ainda representando a Filarmônica 30 de Junho da qual faço parte, é uma honra”, afirma o jovem de 21 anos. A peça será executada pela Banda Sinfônica do NEOJIBA. 

O II Encontro de Filarmônicas integra o calendário de atividades comemorativas da Independência da Bahia. “Nos sentimos prestigiados em poder tocar no TCA. Para nós é um momento ímpar, já que no interior não encontramos espaços como este”, ressalta Gilmar de Faro, presidente da FEBAF. “As filarmônicas são as mais tradicionais escolas de música e fomentadoras da prática musical coletiva no nosso Estado, por isso contamos com diversas filarmônicas na Rede de Projetos Orquestrais da Bahia e estamos promovendo este evento para valorizar e dar ainda mais visibilidade ao trabalho realizado por elas”, afirma Helder Passinho Jr., maestro coordenador do NEOJIBA e responsável pela organização do evento.

As Filarmônicas que fazem parte desta iniciativa também participam de oficinas de capacitação com professores do NEOJIBA e com Joel Barbosa, professor de clarineta da Universidade Federal da Bahia (UFBA). “As oficinas são muito importantes para aprimorar o desenvolvimento musical de nossos músicos”, garante Gilmar de Faro. 

Rede de Projetos Orquestrais da Bahia
Espaço de articulação e cooperação entre o programa NEOJIBA e seus parceiros, a Rede de Projetos Orquestras da Bahia foi criada em 2013. O objetivo é atender a uma demanda crescente por apoio pedagógico e orientação para qualificação e criação de projetos musicais existentes no interior do Estado. A Rede está presente em 22 municípios e 13 Territórios de Identidade e atua em parceria com 24 projetos, responsáveis pelo atendimento direto a um público estimado em 1.800 pessoas. Em 2015, passou a integrar a Rede Cultura Viva do Ministério da Cultura.

Programa NEOJIBA
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

SERVIÇO
II Encontro de Filarmônicas no TCA
Filarmônica Guerreiros do Sol (Dias D'Avila)
Filarmônica 19 de Setembro (Ibipeba)
Filarmônica e Coral Juvenil 4 de Janeiro (Itiúba)
Banda Sinfônica Portal do Sertão (Núcleo Antônio Gasparini)
Banda Sinfônica do NEOJIBA
Teatro Castro Alves
Sábado, 01 de julho, às 16h
Entrada Gratuita
Ingressos distribuídos a partir das 15h do dia do evento na bilheteria do TCA

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑