Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 24 de junho de 2017

Final de semana junino com tempo quente e seco no oeste e chuvoso no litoral do Estado

As condições do tempo previstas para a Bahia, nesse primeiro final de semana do inverno que, também coincide com o feriado de São João, não deverão ter mudanças significativas, ou seja, continuam sendo influenciadas por sistemas meteorológicos de diferentes características e em áreas distintas. Na faixa centro-oeste e norte, que inclui as regiões Oeste, São Francisco e Norte, a massa de ar seco é quem continua predominando, o que deverá manter o céu com poucas nuvens e sem chuvas.

Além de deixar o tempo seco, a permanência desse sistema também está contribuindo para manter as temperaturas elevadas nessas regiões, onde as máximas deverão variar entre 34°C e 36°C. Somada a essa condição de tempo quente e seco, a vegetação já ressecada também aumenta o risco de surgir novos focos de queimadas ou, até mesmo, intensificar aquelas já existentes. Com isso, recomenda-se cautela quanto à utilização do fogo, principalmente durante esse período de festas juninas, quando este é muito utilizado para os festejos.

Na faixa centro-leste, que inclui as regiões do Recôncavo, Nordeste, Sul, Chapada Diamantina e Sudoeste, onde essa massa de ar influencia com menos intensidade, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico poderão contribuir para formação de nebulosidade e ocorrência de chuvas fracas. Mesmo assim, nas localidades mais próximas ao litoral do Recôncavo e Nordeste baiano, não está descartada a possibilidade de ocorrer chuvas mais intensas.

Com essa previsão de chuvas nessas áreas, além da chegada do inverno, as temperaturas serão mais amenas, com máximas variando entre 28°C (na Chapada Diamantina e Sudoeste) e 32°C (na região Nordeste). Também são nessas regiões onde se esperam as menores temperaturas do Estado, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 14°C. Outra região, onde também são esperadas baixas temperaturas, é o Oeste baiano, pois o tempo seco deverá contribuir para estas diminuam rapidamente, podendo chegar aos 15°C durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde o predomínio será de céu nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas, as temperaturas terão poucas mudanças, ou seja, com mínimas de 21°C e máximas de 32°C.

Maré

Entre os dias 23/06 (sexta-feira) e 25/06 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre às 02h30min e às 05h30min e entre às 14h30min e às 17h30min, com valores variando de 2,1 a 2,9 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre às 08h30min e às 11h30min e entre às 20h30min e às 23h30min, com valores variando de 0,1 a 0,3 metro. As ondas previstas deverão ter agitação de moderada a fraca, com altura máxima podendo chegar aos 2,5 metros.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUV’s)

Algumas das características da estação do inverno são as temperaturas mais amenas e chuvas de fraca intensidade, mas de longa duração. Além disso, também há uma redução na incidência de radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Mesmo assim, estes índices continuam elevados, a exemplo dos que estão previstos para o período entre os dias 23/06 (sexta-feira) e 25/06 (quando), quando deverão variar de 07 a 08 em todo o Estado. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes IUV’s fazem parte das categorias de intensidade “Alta e Muito Alta”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas, quando há maior incidência dessa radiação. Com isso, para minimizar os danos causados a saúde, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, etc.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑