Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Massa de ar deixa o tempo quente e seco em grande parte do Estado

Para os próximos dias, que inclui o final de semana, o tempo na Bahia deverá ter algumas mudanças, pois a massa de ar quente e seco continua ganhando força, o que poderá reduzir, ainda mais, a nebulosidade e as chuvas na maior parte do Estado. Vale ressaltar que, esse sistema continua influenciando com mais intensidade nas regiões Oeste, São Francisco e Norte, onde além de deixar o tempo seco, também está contribuindo para manter as temperaturas elevadas, com as máximas podendo chegar aos 36°C.

Outro reflexo dessa condição de tempo quente e seco, somado a vegetação já ressecada, é o aumento do numero de focos de queimadas nessas regiões do Estado. Com isso, recomenda-se cautela quanto à utilização do fogo em algumas atividades, sobretudo na preparação do solo para o próximo plantio e também para renovação de pastos para os animais, uma vez que, uma simples faísca pode dar origem a uma nova queimada ou, até mesmo, intensificar aquelas já existentes.

Nas regiões do Recôncavo, Nordeste, Sul, Chapada Diamantina e Sudoeste, onde essa massa de ar influencia com menos intensidade, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico ainda poderão contribuir para formação de nebulosidade e ocorrência de chuvas. No entanto, estas chuvas deverão ser de fraca intensidade e com maior frequência nas localidades mais próximas ao litoral.

Com a aproximação do inverno as temperaturas estão ficando mais amenas em algumas regiões, a exemplo da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde deverão oscilara entre mínimas de 15°C e máximas de 28°C.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde o predomínio será de céu parcialmente nublado a claro, com possibilidade de chuvas fracas, as temperaturas se manterão estáveis, ou seja, com mínimas de 21°C e máximas de 32°C.

Maré

Entre os dias 09/06 (sexta-feira) e 11/06 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre às 03h00min e às 06h00min e entre às 15h00min e às 18h00min, com valores variando de 1,9 a 2,6 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre às 09h00min e às 12h00min e entre às 21h00min e às 24h00min, com valores variando de 0,3 a 0,6 metro. As ondas previstas deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar aos 2,0 metros.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUV’s)

Na segunda metade do outono as características da estação se assemelham as características do inverno, ou seja, com temperaturas mais amenas e chuvas de fraca intensidade, mas de longa duração. Também nesse período, há uma redução na incidência de radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Ainda assim, estes índices continuam elevados, a exemplo dos que estão previstos para o período entre os dias 09/06 (sexta-feira) e 11/06 (domingo), quando deverão variar de 07 a 09 em todo o Estado. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes IUV’s fazem parte das categorias de intensidade “Alta e Muito Alta”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas, quando há maior incidência dessa radiação. Com isso, para minimizar os danos causados a saúde, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, etc.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑