Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Postos de saúde realizam testes rápidos para diagnóstico das hepatites virais

Durante mês de julho, unidades município intensificarão as ações de prevenção da doença


A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) intensificará, no próximo mês, as ações de prevenção às hepatites virais em todas as unidades rede. Nas atividades que fazem parte do Julho Amarelo - campanha que celebra o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais (28 de julho) - será desenvolvida uma extensa programação com rodas de conversas sobre a doença, divulgação de material educativo, além da realização de testes rápidos para o diagnóstico precoce em apenas 30 minutos.

O município conta com a oferta de testagem rápida para as hepatites dos tipos B e C, de forma gratuita, em mais de 100 unidades de saúde. Os pacientes com o resultado positivo, realizam novos exames confirmatórios e são encaminhados para um dos três Ambulatórios Municipais especializados na assistência ao portador da patologia, onde irão receber o suporte necessário para o tratamento integral e gratuito. Além das testagens, os profissionais de saúde ministrarão oficinas sobre o tema, bem como seminários para manicures e pedicures sobre manipulação e esterilização das lixas, alicates, espátulas e toalhas utilizadas nos salões de beleza.

“Conseguimos avançar no cuidado do paciente portador da doença ao oferecer a opção de três serviços municipais, que contam com uma equipe multidisciplinar para o atendimento dos casos, além da ampliação da testagem rápida para mais de 100 unidades de saúde de Salvador. É preciso que a população procure as unidades, pois quanto mais cedo for o diagnóstico, mais rápido será o encaminhamento para o serviço especializado, oportunizando a esse paciente uma melhor qualidade de vida”, alertou a técnica do setor de acompanhamento das DST's/AIDS e Hepatites, Flávia Guimarães.

Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado, e pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. As principais formas de transmissão são através do sexo desprotegido, compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha ou outros objetos perfuro cortantes.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑