Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 2 de julho de 2017

2 de Julho é tema de Exposição na Estação Pirajá do Metrô

Quem passou pela Estação Pirajá do Metrô nesta sexta-feira (30), teve a oportunidade de realizar uma viagem pela Independência da Bahia. Textos, fotos e postais do Acervo do Museu Tempostal contam os principais fatos que resultaram no momento histórico. As memórias do 2 de Julho são tema de uma exposição promovida pela Diretoria de Museus (Dimus) do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), em parceria com a CCR Metrô Bahia. 


“Esta ação vai proporcionar que as pessoas tenham mais conhecimento sobre a história dos baianos e dos brasileiros. Escolhemos para esta exposição destacar alguns fatos, como as heroínas, os lugares mais emblemáticos. Tudo isso vai ajudar a contar o que aconteceu. O baiano saber a história da Bahia pode trazer mudanças importantes para ele, do ponto de vista de identidade”, afirma a assessora técnica da Dimus, Fátima Soledade. 

Em cada peça um pouco da história. A exposição relembra heroínas como Maria Quitéria e Joana Angélica, a Praça da Aclamação de Cachoeira, o Panteão de Pirajá, além do tradicional cortejo, mostrado em fotos antigas e outras mais recentes. Próximo da data magna da Bahia, a curiosidade só aumenta e muita gente parou para conhecer um pouco mais. “Muita gente passa pelo metrô todos os dias. É capaz da maioria não conhecer a história do próprio estado. Gostei muito desta oportunidade de relembrar algumas coisas e aprender mais sobre esse momento histórico da Bahia”, afirma a comerciante Zenaide Nascimento. 

A mostra, denominada “Salve o Dois de Julho: Memórias da Independência da Bahia” fica em cartaz até o dia 9 de julho. 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑