Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Exposição “A Magia das Mandalas – O Sagrado no Ser” no Espaço Xisto

O Projeto “Ocupe Seu Espaço” da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia promove no dia 11 de julho ás 16 h no foyer do Espaço Xisto, a abertura da exposição “A Magia das Mandalas – O Sagrado no Ser“ da artista visual Darlene Bezerra, que fica aberta a visitação pública até o dia 25 de julho de segunda a sexta das 9 as 12 h e das 13 às 19 h.

A exposição conta com 20 mandalas em técnica mista como decoupagem, mosaico e pinturas em acrílica, utilizando diversos materiais onde a artista desenvolve um trabalho artístico e de transformação do artesanato em arte, tendo como tema central a magia, a simbologia e os enigmas que envolvem o sagrado, representados através de mandalas com orixás, santos, povos indígenas, a natureza, o feminino, o esoterismo e formas geométricas.

A palavra mandala vem do sânscrito e significa círculo é também conhecida como o círculo mágico, roda e totalidade. As mandalas são milenares e muito comuns ao redor do mundo e em várias religiões e filosofias. Caso sejam relacionadas ao sagrado os seus símbolos são adaptados de acordo com a cultura ou religião de cada local, ganhando cores, traços e formas segundo o objetivo desejado.

O Objetivo da artista é mostrar ao público um olhar diferente e criativo sobre as imagens representadas nas mandalas de forma crítica e reflexiva, onde ele possa ampliar a compreensão sobre seu mundo e sua realidade e ao que possa ser sagrado para cada um. A ideia é que cada pessoa possa interagir com as mandalas, fazendo sua própria viagem e meditação, mexendo com os sonhos e as fantasias do inconsciente pessoal e coletivo e levando a reflexão e harmonização interior.

A convite de produções europeias, a artista levou a sua exposição “Uma Ilha Celta Chamada Brasil” para Portugal em 2015 e Portugal, Espanha e Itália no ano passado.

Darlene Bezerra é licenciada em Artes Industriais na UNEB (Universidade do Estado da Bahia), pós graduada em Arte terapia (Instituto Junguiano da Bahia), pós graduada em Educação Especial na FAAC (Faculdade Afonso Cláudio), aluna especial no mestrado Stricto-Sensu na EBA (Escola de Belas Artes), Curso de pintura, desenho e modelagem com Modelo Vivo, escultura em Pedra, na VREJIE ACADEMIE – Rotterdam Holanda; participou de oficinas do MAM – BA de 1999 a 2002 nos cursos de pintura, cerâmica e investigação da arte contemporânea; do Projeto Perspectivas em Movimento – curso de teatro e dança de Inclusão Artística Cultural com pessoas deficientes em Salvador; Participou de várias exposições coletivas em diversas galerias de Salvador, Feira de Santana, São Félix e apresentou a exposição Individual “Uma Ilha Celta Chamada Brasil” em: 2012 – na EBEC Galeria de Arte em Salvador, 2015 - na Casa da Cultura Ponte da Barca / Portugal; 2015 - no Festival Folk Celta Ponte da Barca – Portugal; 2015 - na Casa do Brasil de Lisboa / Portugal; 2016 - na Casa Manuel Espregueira e Oliveira em Viana do Castelo / Portugal; 2016 –no Festival do Mundo Celta de Ortigueira – Espanha; 2016 - no Mare Céltico em Pescara / Itália.




Serviço:


Exposição: “A Magia das Mandalas – O Sagrado no Ser” de Darlene Bezerra

Abertura: 11 de julho ás 16 h no foyer do Espaço Xisto

Período: de 11 a 25 de julho de segunda a sexta das 9 às 12 h e das 13 às 19 h.

Entrada franca Informações: (71) 3117-6155

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑