Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Acidentes com motociclistas é tema de artigo do secretário Fábio Vilas-Boas


Publicado hoje no Jornal A Tarde, artigo do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, no qual fala sobre os acidentes com motociclistas que hoje são um problema de saúde pública. No artigo, ele fala sobre a comemoração de muitos, principalmente no interior do estado, da substituição dos cavalos pelas motos. “Muitos comemoram a emblemática substituição dos cavalos pelas motocicletas, na zona rural, como se essa fosse prova da evolução econômica e social que experimentamos na última década. Nas cidades desprovidas de um sistema de transporte público eficiente, as motocicletas ocupam cada vez mais espaço”, afirmou, acrescentando que se hoje acabassem as motocicletas, sobrariam leitos hospitalares em todo o país.


O secretário participou na última quinta-feira (14), em Sauípe, do 12º Congresso Brasileiro de Medicina de Tráfego, que contou com a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros. Na oportunidade, Vilas-Boas disse que os acidentes de moto representam hoje o maior e mais grave problema de saúde pública do estado, tendo em vista os elevados custos econômicos e sociais, além da elevada taxa de ocupação de leitos hospitalares.

Em seu artigo, o secretário afirma que é preciso uma atitude conjunta das três esferas de governos e de organizações da sociedade civil para montar um plano de contingência para enfrentamento desse grave problema. “Aqui na Bahia, a Secretaria Estadual da Saúde tem promovido reuniões entre diferentes órgãos e secretarias estaduais e municipais, cujas deliberações irão compor o plano estadual de combate aos acidentes de moto”.

Fábio Vilas-Boas fala ainda sobre as diversas sugestões que foram apresentadas para minimizar o impacto que causam os acidentes com motociclistas, entre elas incluem o registro dos acidentes de trânsito como doenças de notificação compulsória; o georeferenciamento dos acidentes terrestres (atropelos) e de moto; ampliação e descentralização da lei seca para as áreas com histórico de maiores acidentes, além de ações educativas nas escolas e grandes empresas.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑