Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Chefs baianos darão aulas gratuitas de gastronomia no Festival da Primavera

As aulas começam a partir das 16h desta quinta-feira (21), na Praça Caramuru, no Rio Vermelho

Uma mistura de aromas e sabores vai encantar o público da Cozinha Show, uma das atrações do Festival da Primavera de Salvador, que ocorrerá nos próximos dias 21, 22 e 23 na Praça Caramuru (antigo Mercado do Peixe), no bairro do Rio Vermelho. A Cozinha Show é formada por várias aulas gratuitas de gastronomia ao ar livre, ministradas por chefs renomados da culinária baiana como Leka Hattori, Beto Pimentel, Ricardo Brito e Théo Tapioca, dentre outros. Além de aprender receitas surpreendentes, os participantes podem, ao final da aula, degustar os pratos saborosos que aprenderam a preparar. 

No dia 21, o foco do evento estará voltado para os embutidos. A partir das 16h, os chefs Théo Tapioca, Bruna Moreira, Fábio Souza e Arthur Barbosa trarão propostas para o uso de salsichas de diversos sabores. Théo Tapioca promete uma receita inovadora com salsicha de pernil suíno produzida a partir de técnicas alemães por uma família de Lauro de Freitas. Já Bruna Moreira, especialista em charcutaria, vai falar sobre a linguiça de bode e ensinar a preparar essa especiaria que, ao final da aula, será servida com acompanhamentos e sanduíches para os espectadores. 

"Uma família meio alemã e meio baiana faz essa salsicha em Lauro de Freitas. O produto é muito bom e está sendo bastante consumido. O conceito de produção também é legal, porque a família trabalha junta. No entanto, a receita que eu vou propor também pode ser aplicada a outros embutidos", diz Théo Tapioca. Ele, que agora é dono e chef do restaurante Teco Fusion Food, localizado em Matatu de Brotas, diz sentir uma grande expectativa para o início do evento. "É a primeira vez que eu participo com o meu nome de verdade, então estou com uma expectativa imensa para isso. Eu acho a iniciativa do Festival da Primavera fantástica porque reúne diferentes públicos e gostos em um único lugar", afirma.

No dia 22, também a partir das 16h, as frutas serão o principal ingrediente dos alimentos. Nessa aula, além do preparo de saborosos pratos tropicais, os chefs Albert Vernedas, Beto Pimentel, Leka Hattori e Georgia Cirilo vão ensinar a reaproveitar alimentos, a exemplo da melancia. A curadora do evento, Leka Hattori, explica que boa parte da melancia é casca, que geralmente não é aproveitada. “Eu vou ensinar a refogar a casca para usar em farofas e molhos. Além disso, a semente da melancia torrada com sal, ao forno, se transforma um ótimo petisco”, adianta. O público também vai aprender a preparar sal verde com os talos de tempero e a armazenar frutas e legumes corretamente para que eles tenham maior durabilidade.

Infantil – Os dois primeiros horários de aula de sábado (23) serão dedicados às crianças. A partir das 15h, um pranchão será instalado na Praça Caramuru e terá ingredientes diversos para que os pequenos cozinheiros coloquem a mão na massa. As opções vão desde decoração de cupcakes-pirulitos ao preparo de espetinho de salada com ingredientes variados. Tomate, rabanete, ervas e folhas estarão à disposição da garotada. O objetivo, segundo Leka, é estimular uma alimentação saudável entre os pequenos. “Essa é uma maneira de tornar a salada divertida e motivá-los a se alimentar bem, pois serão espetinhos de frutas e de legumes e cupcakes de cenoura”, afirma.

A partir das 17h do sábado (23), os alimentos picantes invadem a Cozinha Show pelas mãos dos chefs José Morchon, Ricardo Brito e Bruno Tupinambá. Este último, que é chefe do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac), trará como receita o namorado cálido com picles de mamão, um azeite que passeia entre o doce e o picante e que pode ser usado em diversos pratos.

As aulas têm sempre uma hora de duração e ocorrem entre 16h e 19h. Apenas no sábado (23), a programação começa mais cedo, às 15h, para atender às crianças. A programação infantil segue até as 17h, e em seguida, os chefs dão início às aulas sobre alimentos picantes. Cada aula tem capacidade de público de até 50 pessoas. Para que nenhum detalhe seja perdido, telões também irão exibir o passo a passo das receitas. A Cozinha Show tem a curadoria de Leka Hattori e é uma realização da Empresa Salvador Turismo (Saltur) com o apoio da Perini, Fecomércio e do Senac.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑