Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Extensão: Laboratório Móvel de Ciências Naturais

Com o objetivo de melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem na educação básica e difundir o conhecimento científico nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Biológicas e da Saúde, surgiu, em 2009, por iniciativa da professora Ana Cristina Duarte, o Laboratório Móvel de Ciências Naturais. O projeto de extensão foi motivado pela constatação de que a maioria das escolas públicas de Jequié não possuía um Laboratório de Ciências para realização de atividades práticas, além da falta de professores qualificados para ministrar as aulas.

O Laboratório funciona em uma Van, que foi financiada pela Secretaria de Ciências, Tecnologia e Informação (Secti). O veículo é equipado com microscópios, vidrarias, reagentes, banho-maria e diversos modelos didáticos como: célula animal e vegetal, modelo de DNA, corte de tecido vegetal, modelo de olho, dorso humano, fases do desenvolvimento da criança, aparelho reprodutor masculino, dentre outros. Além disso, possui armários para guardar o material e os modelos didáticos, bem como bancadas para exposição dos materiais e realização das atividades.

As ações são desenvolvidas da seguinte forma: o Laboratório faz a divulgação da sua proposta nas escolas e, conforme o interesse, agenda a realização das visitas. A escola solicita a atividade desejada, que pode ser uma complementação da aula teórica ministrada pelo professor em sala de aula. Desde o seu surgimento, o projeto atingiu mais de 5.000 mil pessoas, entre discentes e docentes da educação básica de Jequié e cidades circunvizinhas.

Atualmente, o Laboratório Móvel de Ciências Naturais conta com a colaboração do professor da Uesb, Josmar Barreto Duarte, e das professoras Guadalupe Edilma Licona de Macedo e Daisi Terezinha Chapani. A equipe está sempre se renovando, com a participação de bolsistas de extensão, discentes de graduação e docentes.

Para saber mais, entre em contato com o Departamento de Ciências Biológicas (DCB) por meio do telefone (73) 3528-9616 ou ainda com o Laboratório de Ensino de Biologia (LEBio) pelo número (73) 3528-9697.
Fotos: Laboratório Móvel de Ciências Naturais

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑