Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Festival das Baleias promove ecoturismo e ações culturais no Extremo Sul da Bahia

Ações de educação ambiental, palestras, gastronomia, feira de artesanato, exposições fotográficas, shows e turismo ecológico e de aventura são algumas das atrações do 4o Festival das Baleias, que será realizado entre os dias 06 e 10 de setembro no município de Prado, a 672 quilômetros de Salvador. O evento é realizado pelo Instituto RedeMar, com apoio da Prefeitura Municipal de Prado e do Governo do Estado, através das Secretarias Estaduais de Turismo e da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Neta edição, o Festival reforça a preocupação com a conservação da vida marinha, propondo a união de instituições públicas e privadas, de pesquisadores, educadores, estudantes e da sociedade civil em torno do debate sobre a situação dos ecossistemas na zona costeira e marinha e da conscientização sobre a importância da realização de ações pela preservação ambiental. Mesas redondas e palestras de pesquisadores e ativistas ambientais, presentes no 2º Simpósio do Mar – Conhecer para Preservar, evento acadêmico pioneiro no nordeste, promovido em parceria com a Uneb, reforçarão as discussões sobre os fatores que influenciam na erosão marinha no litoral da Costa das Baleias e no avanço das marés.

Além das atividades acadêmicas e de educação ambiental, quem visitar Prado durante o feriadão de 7 de setembro, desfrutará da cultura, descontração e animação da Arena Jubarte, onde acontecerão os shows das bandas Estakazero, Patchanka, DJ Leandro Rallo, Amy Reggaehouse e Petra e, no espaço Rede Viva Mar Vivo, na Praça da Matriz, das feiras de artesanato e exposições.

De acordo com o presidente do Instituto RedeMar, William Freitas, a escolha do município para sediar esta edição do Festival das Baleias se justifica pela localização privilegiada, com 84 quilômetros de praias, algumas  sem a ação predatória do homem. São lugares paradisíacos, com falésias, recifes de corais e áreas ideais para a prática de mergulho e avistamento de baleias. “Estamos na capital da baleia jubarte, que é uma região propícia ao acasalamento das baleias dessa espécie que vêm para essas áreas litorâneas de águas calmas e mornas, para se hospedar temporariamente, procriar e amamentar seus filhotes”. Ele destaca que, durante o período do Festival, acontecerão diversas oficinas com o objetivo de despertar nos baianos e turistas uma consciência sobre a importância da preservação ambiental marinha. “Essa costa é propícia a esse espetáculo da natureza, onde as baleias saltam e bailam comemorando a vida. Esse é mais um motivo para termos o máximo de pessoas envolvidas nas ações do Festival das Baleias e nas discussões do 2o Simpósio do Mar”, ressalta.

Durante o Festival, também será realizada a trilha off road de sustentabilidade pelas localidades de Barra do Cahy, Cumuruxatiba e Corumbau e passeios de barco para observação das baleias jubarte. Diogo Medrado, Superintendente da Bahiatursa,   lembra que “a Bahia é o Estado com maior número de destinos para a observação das baleias Jubarte, que proporcionam anualmente, de julho a novembro, um belo espetáculo de acrobacia. Elas são uma maravilha da natureza. Por isso é fundamental que existam eventos que conscientizem a população sobre a importância da preservação e a manutenção do turismo de observação desses mamíferos”.

Vídeo: https://youtu.be/YKESpZs6I80
Fotos: https://www.flickr.com/photos/festivaldasbaleias

SERVIÇO
O Quê: Prado sedia o 4o Festival das Baleias e 2º Simpósio do Mar – Conhecer para Preservar
Quando: 06 a 10 de setembro
Onde: Prado - Bahia
Ingresso: Gratuito

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑