Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Final de Setembro com chuvas fracas no litoral

As condições do tempo na Bahia previstas para este final de Setembro não indicam grandes mudanças. A massa de ar quente e seco ainda deverá atuar com maior intensidade, sobretudo na faixa centro-oeste e norte do Estado, onde mantém o céu ensolarado na maior parte do período. Tal condição ainda favorece a manutenção da umidade do ar reduzida (podendo atingir valores inferiores a 30%), além de deixar as temperaturas elevadas, principalmente no Oeste, São Francisco e Norte, onde as máximas poderão chegar aos 38°C em algumas localidades dessas regiões.

Essa frequência de dias quentes e secos, juntamente com a vegetação já ressecada, reflete no aumento dos riscos de ocorrer queimadas. Assim, segue o alerta quanto à utilização do fogo nas atividades de campo, principalmente na preparação do solo para o próximo plantio ou renovação de pastos, pois uma simples fagulha pode dar origem a uma grande queimada, podendo trazer danos materiais e ambientais irreversíveis para essas regiões do Estado.
Já na faixa centro-leste, ainda é a atuação predominante dos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico que favorece na formação de nebulosidade e nas chances de ocorrer chuvas. Vale lembrar que estas chuvas deverão ser mais concentradas nas localidades próximas ao litoral. As temperaturas máximas previstas para essa faixa poderão chegar aos 30°C, enquanto que as mínimas são observadas nas áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, podendo chegar aos 13°C.
Para Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas permanecem estáveis (mínimas de 20°C e máximas de 29°C), a previsão ainda é de céu parcialmente nublado com possibilidade de chuvas fracas e isoladas, sendo típicas desta estação.

Maré
Entre os dias 29/09 (sexta-feira) e 01/10 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre as 11h e as 13h e entre as 23h e a 01h (dia seguinte), com valores variando de 1,4 a 2,4 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre as 05h e as 07h e entre as 17h e as 19h, com valores variando de 0,5 a 1,1 metros. As ondas previstas deverão ter agitação moderada, com altura máxima podendo chegar aos 1,5 metros.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUVs)
Uma das características do início da primavera é a elevação da Radiação Solar e, consequentemente dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV). Tal condição pode ser observada entre os dias 29/09 (sexta-feira) e 01/10 (domingo), quando os IUVs deverão predominar de 11 a 12. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) tais Índices estão classificados nas categorias “Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar. Com isso, recomenda-se usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, sobretudo nos horários das 10 às 16 horas. Esses cuidados são essenciais, pois poderão minimizar danos à saúde já que nesse intervalo de tempo os efeitos nocivos dos raios solares são maiores.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑