Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 7 de outubro de 2017

Final de semana com chuvas fracas no litoral e predomínio de sol no interior do Estado

As condições do tempo previstas para este final de semana na Bahia continuarão semelhantes as que vêm sendo observadas nas últimas semanas, ou seja, há maior probabilidade de ocorrer chuvas na faixa leste do Estado.

Esta situação é decorrente do maior fluxo de umidade que vem do Oceano Atlântico, favorecendo a manutenção de nebulosidade e ocorrência de chuvas fracas, sobretudo nas localidades mais próximas ao litoral. As temperaturas nessa faixa deverão oscilar entre 16°C e 31°C. Esta mesma condição de tempo é válida para Salvador e região metropolitana, porém sem grandes variações nas temperaturas, mínimas previstas de 22°C e máximas de 26°C.

Por outro lado, no interior do Estado que inclui a faixa centro-oeste e norte, o tempo seguirá quente e seco na maior parte do período, resultante da persistência da massa de ar. Além disso, a atuação dessa massa reflete no aumento das temperaturas que poderão chegar aos 33°C em algumas localidades.

Esse calor associado à vegetação já ressecada também contribui para elevar os riscos de ocorrer queimadas. Com isso, segue o alerta quanto à utilização do fogo nas atividades de campo, principalmente na preparação do solo para o próximo plantio ou renovação de pastos, pois uma simples fagulha pode dar origem a uma grande queimada, podendo trazer danos materiais e ambientais irreversíveis para essas regiões do Estado.

Maré

Entre os dias 06/10 (sexta-feira) e 08/10 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre as 04h00min e as 06h00min e entre as 16h00min e a 18h00min, com valores variando de 2,1 a 3,0 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre as 10h00min e as 12h00min e entre as 22h00min e as 00h00min, com valores variando de 0,1 a 0,3 metros. As ondas previstas deverão ter agitação moderada a fraca, com altura máxima podendo chegar aos 2,0 metros.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUVs)

Uma das características do início da primavera é a elevação da Radiação Solar e, consequentemente dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV). Tal condição pode ser observada entre os dias 06 (sexta-feira) e 08/10 (domingo), quando os IUVs deverão predominar de 11 a 12. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) tais Índices estão classificados nas categorias “Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar. Com isso, recomenda-se usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, sobretudo nos horários das 10 às 16 horas. Esses cuidados são essenciais, pois poderão minimizar danos à saúde já que nesse intervalo de tempo os efeitos nocivos dos raios solares são maiores.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑