Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Governo oferece serviços e programação diversificada na Flica 2017



Um dos maiores eventos literários do País, a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) reúne, desta quinta-feira (5) até domingo (8), eventos ligados ao segmento e diversas outras modalidades artísticas, como música e contação de histórias. Os estudantes da Rede Pública Estadual contam com um espaço especial, a Casa Educar para Transformar, em frente à Câmara Municipal, onde apresentam projetos de arte e cultura.

O Recital Gregório de Mattos: Boca do Inferno, realizado na Casa Educar para Transformar, premiou 20 alunos da rede pública pelas respectivas produções literárias. Adila Cardoso Ledo, 17 anos, do município de Serra Dourada, recebeu da secretária estadual da Cultura, Arany Santana, um prêmio por sua produção literária. “Eu participei ano passado e fui classificada, gostei muito e este ano fui classificada novamente. Para mim, estar aqui e receber este prêmio é maravilhoso, não tanto pelo material, pelo físico, mas pela oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas e ter meu texto lido por pessoas muito importantes”. 

Para Arany Santana, sem a presença do Governo do Estado, a festa literária não seria possível. “Além do investimento de aproximadamente R$ 1 milhão do programa FazCultura, por meio das secretarias da Cultura e da Fazenda, o Estado traz também diversos serviços. Temos várias Secretarias representadas, de Promoção da Igualdade Racial, da Educação, e o Estado é o grande protagonista desta festa que se expande a cada ano”. 

A secretária lembrou que esta é a sétima edição do evento. “Esperamos que haja uma troca muito rica de vivência e experiências e que o comando esteja com a literatura. Nós temos aqui estudantes, jovens, adultos, turistas, que encontram na Flica um local propício para se divertir, debater em mesas temáticas, para ler e estar perto de autores locais, nacionais ou internacionais e aproveitar esse espaço, essa diversidade de produção literária”.

A cantora e compositora, Tainá Calmon, se apresentou durante a entrega dos prêmios. “Para mim, é um prazer estar aqui junto com os estudantes da rede pública que participaram de concursos literários e musicais. São escritores e músicos mais jovens. Então é um prazer colaborar para que esta festa e a arte aconteçam”. 

Programação

Este ano, as atividades programadas pelas secretarias e órgãos do governo envolvem lançamento de publicações, contação de histórias infantis, exposições, feira de economia solidária e biblioteca móvel. O Serviço de Atendimento ao Cidadão Móvel (SAC Móvel) estará no município no período da festa para atender a população e o público do evento. A programação completa está disponível no site da Flica. 


Repórter: Raul Rodrigues

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑