Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 7 de outubro de 2017

Mulheres de terreiro desfilam moda afro, de produção própria, no Shopping Salvador


O empreendimento de moda afro Laços de Mãe vai lançar, neste sábado (7), a coleção “A Deusa que habita em cada uma”, em um desfile na loja CESOL (Centro Público de Economia Solidária) do Salvador Shopping (L2), às 14 horas. As roupas serão apresentadas pelas próprias integrantes do empreendimento, que vão estrear na passarela, desfilando uma moda que reflete a cultura afro-brasileira, com tecidos de caça, panos africanos, valorizando a mulher negra.

O empreendimento é resultado de um processo que começou em 2016, nos terreiros de candomblé Tanuri Junsara e Cobre, no Engenho Velho da Federação, por meio do “IPA – a força empreendedora das mulheres”, um projeto de fomento à economia solidária executado pela organização não-governamental Avante – Educação e Mobilização Social, que reuniu mulheres negras em uma formação múltipla sobre gestão, viabilidade socioeconômica, costura e design, acompanhadas por uma psicóloga social.

O desfile encerra o ciclo do projeto, inaugurando a autogestão do empreendimento, que passa a caminhar com as próprias pernas. Entre as novas empreendedoras, está a integrante do Terreiro do Bogum, Rita Pinheiro. “Nosso trabalho é um meio de propagar nossa cultura e valorizar a mão de obra da comunidade. Quando a gente faz essas roupas, quando a gente pensou nessa coleção, foi para valorizar a nossa beleza negra, a nossa raça através dessas peças”, diz Rita.

Mesclando a moda tradicional de terreiro com a moda contemporânea, o Laços de Mãe criou uma produção não só para quem está ligado ao candomblé. E com o diferencial de ser um empreendimento baseado na economia solidária, fundamental para o desenvolvimento social. Embora a primeira coleção traga peças femininas, o empreendimento também produz moda masculina, para que mulheres e homens possam expressar sua negritude.


IPA

Voltado à geração de renda de mulheres costureiras oriundas de terreiros, e à difusão da cultura afro-brasileira, o projeto “IPA – a força empreendedora das mulheres” foi executado pela Avante – Educação e Mobilização Social, nos terreiros Tanuri Junsara e Cobre, no bairro do Engenho Velho da Federação, em Salvador, financiado pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), por meio da Superintendência de Economia Solidária (SESOL).


SERVIÇO

O quê: Desfile da coleção “A Deusa que habita em cada uma”, do empreendimento de moda afro Laços de Mãe
Quando: 7 de outubro de 2017 (sábado) | Às 14 horas
Onde: Loja CESOL (Centro Público de Economia Solidária) do Salvador Shopping (L2)
Quanto: Gratuito 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑