Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Esquema especial de serviços para Lavagem de Itapuã

Um esquema especial foi montado para atender a população que participará da Lavagem de Itapuã, na próxima quinta-feira (1º). O festejo, que acontece há 113 anos, contará com uma série de serviços essenciais oferecidos pela Prefeitura nas áreas de segurança, transporte, limpeza, ordenamento de trânsito e do comércio ambulante, acolhimento e saúde.

Limpeza - A Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) disponibilizará 96 sanitários químicos e 180 colaboradores. Serão utilizados 22 equipamentos, entre compactadores, caçambas e caminhões-pipa. A Limpurb inicia os trabalhos antes da festa começar. Logo após o término, as equipes iniciam a limpeza para que às 5h as vias já estejam completamente livres.

Ordem Pública - A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) vai atuar com 144 agentes de fiscalização, que realizarão o ordenamento em todo o percurso da Lavagem a fim de que as normas municipais sejam cumpridas. Na noite que antecede a festa, os fiscais realizarão uma blitz para averiguar a correta instalação dos equipamentos licenciados.

Os agentes orientarão os comerciantes informais sobre as proibições, como a comercialização de produtos em carros de mão, fogareiros, churrasqueiras, bebidas pré-preparadas artesanalmente, uso de embalagens reaproveitadas, bem como o uso de louças, alumínio ou de vidro, que devem ser descartáveis.

Oito fiscais de combate à poluição sonora irão monitorar as entidades que desfilarão na Lavagem, visando coibir a poluição sonora proveniente de veículos e estabelecimentos.

Salva-vidas - A Salvamar vai trabalhar com 15 agentes de salvamento em seis postos montados na areia, entre a Praia de Placaford e Itapuã, na altura da Igreja. O órgão mantém as atividades normalmente no trecho de Jardim de Alah até Ipitanga.

Fiscalização - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) fiscalizará a exibição de publicidade e atuará na proteção às marcas patrocinadoras, com orientação aos proprietários de bares sobre a proibição de comercialização de bebidas em garrafas de vidro. O órgão também fiscalizará as atividades e obras irregulares. Serão 30 agentes de fiscalização durante a Lavagem de Itapuã.

Segurança e Saúde - A Guarda Civil Municipal (GCM) atuará como suporte às ações da Semop e da Transalvador. Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) manterá serviços por meio da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Hélio Machado, localizada nas imediações da festa. 

Transporte - Em função da realização da Lavagem, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) disponibilizará nove ônibus extras da frota reguladora para facilitar a volta para casa. Os ônibus estarão disponíveis das 15h às 22h30 na Estação Mussurunga e terão itinerários distribuídos pelas três áreas da cidade (Orla, Centro e Subúrbio), de acordo com a demanda. Além disso, as 25 linhas urbanas que circulam na região estarão operando normalmente.

Os veículos que circulariam pelo trecho interditado terão como opções de tráfego, no sentido Centro, seguir pelo Viaduto Mário Andreaza, Av. Luiz Viana (Paralela), Av. Orlando Gomes, até alcançarem a Av. Octávio Mangabeira.

Já quem busca chegar a Itapuã, deve seguir pela Av. Octávio Mangabeira, retornar em frente à guarita de acesso ao estacionamento Sol Park, prosseguindo pela Av. Octávio Mangabeira, Av. Orlando Gomes, Av. Luiz Viana (Av. Paralela), e Av. Dorival Caymmi.

Trânsito - Por conta do festejo, haverá mudanças no trânsito do bairro e adjacências. Para viabilizar a realização do evento, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) irá bloquear vias, proibir estacionamento de veículos, além de mudar o sentido do trânsito em determinados locais, já a partir da 0h.

A circulação de veículos será proibida, das 7h às 19h, na Av. Octávio Mangabeira, a partir da Rua Yemanjá, na Praça da Sereia, na Av. Dorival Caymmi, entre a Praça da Sereia e a Rua Clementino Heitor de Carvalho, e na Rua Aristides Milton, entre a Praça da Sereia e o acesso à Ladeira do Abaeté.

Será proibido estacionar, de 0h às 19h, no lado direito da Rua Yemanjá. A via funcionará em sentido único de tráfego, das 7h às 19h, entre o Habib’s e o Condomínio Casa Blanca. O tráfego estará invertido na Av. Octávio Mangabeira, nos mesmos período e trecho, entre o Condomínio Casa Blanca e o Habib’s.

No período noturno, das 19h do dia 1º às 2h da madrugada, trânsito e estacionamento de veículos estão proibidos também na Rua Aristides Milton, Praça Dorival Caymmi, Rua Genebaldo Figueiredo, Rua João do Peixe e Rua Arnaldo Francelino.

No período, os veículos com destino à Rua Professor Souza Brito, Jardim Encantamento, Loteamento Pedra do Sal, Alameda da Praia e adjacências terão como opção de tráfego a Av. Dorival Caymmi, Rua Paulo Afonso Baqueiro, Ladeira do Mirante do Abaeté, Largo do Abaeté, Ladeira do Abaeté.

Já os condutores provenientes da Rua Professor Souza Brito, com destino à Nova Brasília de Itapuã, terão que seguir pela Ladeira do Abaeté, Largo do Abaeté, Ladeira do Mirante, Rua Paulo Afonso Baqueiro, Av. Dorival Caymmi.

Barreiras de trânsito - Para garantir a segurança dos participantes e o bom andamento do evento, a Transalvador instalará barreiras de trânsito, das 4h às 19h do dia 1º, nas seguintes vias: Av. Octávio Mangabeira / Saída do Estacionamento do Casquinha de Siri; Av. Octávio Mangabeira / Rua Aristóteles da Costa Leal; Av. Octávio Mangabeira / Rua João da Silva Rego; Av. Octávio Mangabeira / Pirambeba; Av. Octávio Mangabeira / Rua Albacora; Av. Octávio Mangabeira / Rua Sargento Renato Santos; Av. Octávio Mangabeira / Rua Beiju Pira; Av. Octávio Mangabeira / Rua Palame. Av. Dorival Caymmi / Rua Genebaldo Figueredo – Hiper Boi; Rua do Tamarineiro / Praça do Tamarineiro (antes da Coelba); Rua do Tamarineiro / Ladeira do Abaeté; Rua Aristides Milton / Praça Dorival Caymmi; Tv. Genebaldo Figueredo; Rua Genebaldo Figueredo / Tv. Genebaldo Figueredo; Rua Genebaldo Figueredo / Rua do Gravatá; Rua Aristides Milton / Rua João do Peixe (ao lado do Shopping Itapuã); Rua Aristides Milton / Rotatória do Posto 12 (sentido Centro).

Das 7h às 19h do dia 1º, as barreiras funcionarão nas seguintes vias: Av. Octávio Mangabeira (retorno para Av. Orlando Gomes – em frente ao Cond. Sol e Maré); Av. Octávio Mangabeira / Rua Yemanjá (após o Atacadão); Rua Aristides Milton / Rotatória do Posto 12 (em frente ao Hotel Luar de Itapuã); Av. Dorival Caymmi (em frente ao 7º Centro de Saúde); Av. Dorival Caymmi (2ª rotatória, sentido Itapuã).

Acolhimento - Com o objetivo de proteger e assegurar os direitos de crianças e adolescentes enquanto os pais garantem o sustento da família, a Secretaria de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) mais uma vez recebe os filhos dos vendedores ambulantes que vão trabalhar na Lavagem de Itapuã, repetindo a ação feita no Festival Virada Salvador 2018 e no Bonfim. O atendimento será feito das 7h às 19h, na Escola Municipal Primeiro Passo (Rua Ladeira do Abaeté – Itapuã), com capacidade para atender 80 crianças e jovens.

Técnicos de diversas áreas estarão preparados para fornecer toda a assistência necessária e desenvolver atividades recreativas. Os pais ou responsáveis legais cadastrados na Semop, que tiverem interesse em deixar as crianças e adolescentes sob os cuidados dos profissionais capacitados, deverão dirigir-se até o centro de convivência no dia da festa, portando certidão de nascimento, RG e comprovante de residência, tanto do adulto responsável quanto do acolhido. O encaminhamento também poderá ser feito a partir da intervenção dos agentes municipais ou do Conselho Tutelar, cabendo aos responsáveis a entrega de toda a documentação do menor. Dúvidas e informações: 3202-7315.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑