Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 20 de janeiro de 2018

Mostra na Biblioteca Central dos Barris reúne brinquedos antigos

Em tempos de tecnologia, a diversão de crianças e adolescentes está dentro de uma tela de computador ou smartphone, e cantigas e brinquedos foram deixados de lado. A mostra ‘Brinquedos Além do Tempo’, que está aberta na Biblioteca Central dos Barris, em Salvador, expõe, justamente, as peças de antigamente e segue aberta, em um primeiro momento, até 31 de janeiro. 

Os saudosos pião, jogo de damas, resta um, pega-varetas e o pingobol são alguns dos brinquedos em exposição. Tem até uma das primeiras bonecas negras produzidas, datada de 1973. Emprestadas pela população, as cerca de 50 peças estão promovendo uma verdadeira viagem ao tempo na mente dos visitantes. É o caso da dona de casa Iraildes Calixto, que, mesmo não tendo brincado com muitos dos itens, lembrou da infância dos filhos: “Dá uma saudade da época que as crianças brincavam realmente em casa, com coisas mais palpáveis. Hoje em dia, tudo é tecnologia e ninguém dá atenção a ninguém”. 

Aberta há cerca de dez dias, mais precisamente em 8 de janeiro, a exposição já acumula mais de 400 visitantes. Cada peça é identificada com o nome da pessoa que a usou, junto com uma história relacionada à brincadeira. “O intuito da iniciativa é atrair as crianças e familiares para a biblioteca no período das férias. O pai e e a mãe que brincaram com esses brinquedos mais antigos trazem os filhos e acabam relembrando um pouco da infância”, explica Silvia Dias, coordenadora do Núcleo de Produção da Biblioteca Central dos Barris. 

Participação popular

Os brinquedos expostos estão sendo reunidos por meio de uma campanha feita nas redes sociais (Fabebook Bibliotecas da Bahia e Instagram da Fundação Pedro Calmon) e, desde o início de dezembro, a coleta dos itens - que são devolvidos da mesma forma que foram entregues - vem acontecendo. “Ainda tem muito brinquedo antigo que não está exposto. Se conseguirmos mais peças, deveremos prorrogar a mostra”, explica Silvia Dias. 

‘Brinquedos Além dos Tempos’ pode ser conferida de segunda a sexta, das 8h30 às 21h, e aos sábados, das 8h30 às 13h. A Biblioteca Central dos Barris fica na Rua General Labatut, nº 27.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑