Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Aproximadamente dois mil testes rápidos foram realizados em dois dias

Irreverência e protestos, Desde o primeiro dia de Carnaval, até hoje às 16h, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabilizou 44 atendimentos relacionados aos circuitos da folia. Esses atendimentos foram realizados nos hospitais Geral do Estado (33), Ernesto Simões Filho (4), Eládio Lasserre (4), Hospital do Subúrbio (2) e Unidade de Emergência de Pirajá (1). No ano passado, neste mesmo período, foram realizados 60 atendimentos registrando uma queda de 26,67%.  Em sua maioria, este ano, os atendimentos foram por agressão física (26); queda (6) e agressão com arma branca (3). 

Este ano a Sesab investiu R$1,4 milhão na operação carnaval 2018 que, além do aumento do número de plantões, também montou três postos de testagem rápida para a detecção de HIV/Aids, sífilis e hepatites virais, sendo dois em Salvador e um em Porto Seguro.

 Até o último dia da festa de Momo, os hospitais e unidades de emergência contabilizarão mais de 800 plantões, além dos que já são ofertados diariamente, tudo para que a população possa brincar tranquila, sabendo que em caso de necessidade, ela terá um pronto atendimento.

Corregedoria da Saúde atenta aos atendimentos

Mais uma vez, a equipe da Corregedoria da Saúde (CGS), com o objetivo de monitorar basicamente a frequência dos servidores, está atuando em todos os dias do carnaval nos hospitais e unidades de emergência da Rede Própria da Sesab. No período de 8 a 10, as equipes realizaram 36 inspeções, verificando os plantões de 1.074 servidores. Destes, 98 foram notificados.

Nos dias de fiscalização, são avaliadas e apuradas a regularidade da atuação funcional e a conduta dos servidores, buscando maior efetividade na prestação do serviço público de saúde. Durante as visitas, são observados itens como: escalas afixadas em locais de fácil acesso, a frequência dos servidores designados para os plantões e trocas realizadas.

Hemoba no carnaval

Com o slogan "Pro Carnaval ser só alegria, só com muita solidariedade", a campanha da Fundação de Hematologia e Hemoterapia (Hemoba) para captação de bolsas de sangue para o Carnaval de 2018 tem como objetivo reforçar o estoque e garantir o atendimento tranquilo e seguro das possíveis demandas emergenciais durante o período da folia. Hoje, domingo, não houve atendimento na unidade, que voltará a funcionar para as doações de sangue nesta segunda e terça-feira (12 e 13), o funcionamento será das 7h30 às 18h30. Já na quarta-feira de cinzas, o funcionamento será a partir das 13h.

Lembrando e agradecendo aos 258 foliões que, de quinta-feira (8) até sábado (10), compareceram e atenderam ao apelo da unidade, fazendo com que fossem captadas 202 bolsas de sangue.

Testes rápidos para detecção de IST

Em apenas 20 minutos e com algumas gotinhas de sangue, retiradas de uma furadinha no dedo, é possível detectar infecções sexualmente transmissíveis (IST), como HIV/Aids, sífilis, além das hepatites virais. Em dois dias de funcionamento, os dois postos da capital  realizaram 1.848 testes. Destes, foram 33 testes positivos para Sífilis; dez casos positivos para HIV (masculino); dois para hepatite B e dois para hepatite C.

Na capital, os postos de testagem para infecções sexualmente transmissíveis funcionam em Ondina, na Avenida Adhemar de Barros, e outro na Barra, na Avenida Centenário. Já em Porto Seguro, o posto está instalado na Passarela do Descobrimento. Os três serviços, além dos testes, realizam aconselhamento e encaminhamento para tratamento no caso de testes positivos. O atendimento será feito por uma equipe multidisciplinar, formada por assistente social, enfermeiro, bioquímico e psicólogo. Os postos funcionam das 17h às 01h.

Ascom Sesab

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑