Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Dia D contra febre amarela neste sábado (24)

Estima-se que cerca de 1,2 milhões de indivíduos ainda precisam se proteger contra a doença em Salvador


Com o objetivo de ampliar a imunização dos moradores de Salvador contra a febre amarela, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) irá realizar o Dia D de vacinação no próximo sábado (24), quando 57 pontos entre unidades de saúde fixas e locais de grande circulação como estações de transbordo, hipermercados e shoppings estarão ofertando o serviço das 8 às 17h. A ação visa ampliar a cobertura vacinal na capital e em mais outros oito municípios baianos, além de reduzir a população suscetível à patologia num curto espaço de tempo.


Na primeira semana de intensificação da estratégia iniciada na última segunda-feira, 5 mil doses foram aplicadas até quinta-feira (22). Este ano, 78 mil pessoas foram imunizadas na capital totalizando parcialmente uma cobertura de 55%. Estima-se que pouco mais de 1,2 milhões de indivíduos ainda precisam se proteger contra a doença em Salvador. “Por conta de casos positivos confirmados de febre amarela em macacos no ano passado e o grande número de pessoas a se vacinar no munícipio, Salvador foi incorporada na estratégia da imunização fracionada pelo Ministério da Saúde. A dose fracionada tem eficácia garantida pelo menos por oito anos, por isso após esse período é necessário uma nova dose de reforço”, explicou Doiane Lemos, subcoordenadora de Doenças Imunopreviníveis de Salvador.


A vacina fracionada será administrada em pessoas entre 2 e 59 anos que nunca foram imunizadas contra a doença. Crianças entre 9 meses e menores de 2 anos, pessoas com condições clínicas específicas (como pacientes com HIV/Aids) e viajantes internacionais (o viajante deverá apresentar o comprovante do deslocamento) continuarão a tomar a dose padrão do imunobiológico.  


Unidades Referência – A campanha seguirá até 09 de março em Salvador e para evitar o evitar desperdício de doses, a partir de segunda-feira (26) o imuno contra febre amarela será administrado em 42 unidades de referência espalhadas estrategicamente em todas regiões da cidade “A vacina vai continuar de segunda a sexta-feira de 08 às 17h. O objetivo dessa ação visa um melhor aproveitamento do produto e manter a oferta do insumo/saldo disponível, sobretudo mantendo o controle das doenças imunopreveníveis” afirmou, Doiane.


O Ministério da Saúde afirma que a vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. Para estes grupos, a orientação é que a pessoa busque ajuda médica, cujo profissional de saúde avaliará o benefício e o risco da vacinação, levando em conta o risco de eventos adversos.


Macacos capturados – Desde o início de janeiro até essa quarta-feira (21), 107 macacos foram capturados na capital baiana para realização de exames laboratoriais de detecção da febre amarela. Os materiais coletados dos animais em Salvador já foram encaminhados para o Laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro, referência nacional para esse tipo de análise, para investigação da causa dos óbitos. Os primeiros dez materiais analisados pelo Fiocruz descartaram a presença do vírus da febre amarela nos animais capturados. As outras 97 amostras seguem sob análise. Em 2017, foram registrados 13 macacos com confirmação de febre amarela em Salvador.


O cidadão que encontrar um macaco morto ou com comportamento estranho pode entrar em contato com o CCZ através do telefone 3611-7330 ou 3611-7331.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑