Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Produtos da agricultura familiar são uma opção saudável para a alimentação no Carnaval


Abre alas que já chegou o Carnaval e para curtir a folia de forma saudável é preciso ficar atento à saúde e investir na alimentação. Os soteropolitanos contam com opções para abastecer a dispensa e curtir a festa com tranquilidade. São as Feiras Agroecológicas que funcionam na capital baiana e no interior do estado.

De acordo com o nutricionista, Iuri Lima, alimentos leves, feitos em casa, com muitas vitaminas e minerais, são a melhor opção de alimentação para o folião, no período de carnaval: “Têm nutrientes que irão favorecer a nossa saúde, principalmente para aquelas pessoas que curtem bastante o carnaval, com muita bebida alcoólica, com muitas noites de sono perdido. Então a gente precisa de uma boa nutrição para poder aguentar esse pique que é de uma semana. As frutas e as verduras têm papel fundamental também nesse balanço de alimentação”. 

Lima explica que as frutas e as verduras são ricas em vitaminas e minerais que nutrem o corpo, além de muita fibra que faz a desintoxicação do organismo, por isso são importantes, após o consumo de uma alimentação inadequada e, inclusive, após a ingestão de bebidas alcoólicas: “Os alimentos leves não proporcionam aquela sensação de empachamento no seu organismo, que acaba deixando você mais molinho, mais sonolento e sem ânimo para fazer sua corrida atrás do trio. Antes de qualquer saída, prefira sanduíches, muita fruta, verdura, água de coco, sucos e uma simples saladinha com frango grelhado, ao invés de você estar comendo feijoada, rabada”.

O nutricionista, que fala da necessidade de descansar o corpo nas poucas horas de intervalo, alerta que alimentos ricos em gordura só irão trazer malefícios para os foliões e salienta que a hidratação é de fundamental importância, porque o álcool quando entra no organismo, vai diretamente para a célula e acaba por fazer com que você desidrate aos poucos, o que gera a perda de energia, e a sensação de ressaca no dia seguinte. 

Feiras agroecológicas

Nas feiras agroecológicas, distribuídas em toda a Bahia, os consumidores podem adquirir produtos agroecológicos, de qualidade, saudáveis e diferenciados, como hortaliças, frutas, raízes, temperos processados, chocolates, biscoitos, ovos e uma variedade de itens, produzidos sem o uso de agrotóxicos e insumos químicos, por agricultores familiares apoiados por programas do Governo do Estado, executados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). 

Na capital baiana

Em Salvador, os soteropolitanos contam com excelentes opções, a exemplo da Feira Agroecológica realizada às sextas-feiras, a partir das 9h, na área externa do Salvador Shopping, e a Feira de Produtos Agroecológicos do bairro da Saúde, que acontece aos sábados, a partir das 7h, próximo ao Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais Recreativas de Assistência Social de Orientação e Formação Profissional do Estado da Bahia (Senalba). 

Os consumidores da capital baiana também podem encontrar produtos saudáveis da agricultura familiar nas feiras Agroecológicas da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no campus de Ondina, que ocorre toda sexta-feira, em Patamares, no Restaurante Caranguejo da Bahia, aos sábados, e no pátio da sede da SDR, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em funcionamento todas as quintas-feiras.

Feiras no interior

No município de Valença, no Território Baixo Sul, 100 agricultoras comercializam seus produtos, às sextas-feiras, no pátio do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), unidade da SDR. Em Juazeiro é realizada a Feira Orgânica do Vale, às quintas-feiras, das 16h às 20h, na Praça Santiago Maior, no centro. Todas as quintas-feiras acontece a feira de Senhor do Bonfim, também na sede do município. Já aos domingos, é realizada a Feira de Agricultura Familiar e Economia Criativa na Lagoa Grande, localizada na sede de Feira de Santana, entre outras.


Fonte: Ascom/Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑