Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 5 de março de 2018

Sema realiza capacitação para execução da segunda etapa do Programa Água Doce

Participam, as empresas contratadas, técnicos da Sema e da Cerb/SIHS, prefeitos e secretários municipais dos 49 municípios contemplados.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) realizou, nesta quinta-feira (1º de março), a Oficina de Capacitação na Metodologia do Programa Água Doce, no auditório da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb/SIHS), com a presença do Secretário do Meio Ambiente, Geraldo Reis, e do coordenador nacional do PAD, Renato Saraiva. 

A oficina é uma preparação para os técnicos e coordenadores das empresas  contratadas, técnicos da Sema e da Cerb/SIHS, núcleo estadual de gestão, além dos prefeitos e secretários municipais, para a execução da segunda etapa de implantação dos sistemas de dessalinização do programa em mais 150 comunidades rurais de 49 municípios do semiárido baiano, com investimento total de R$ 41 milhões.

Na mesa de abertura, o secretário Geraldo Reis, da Sema, falou sobre a importância do PAD para as zonas rurais do estado. "O Água Doce é um programa que resolve uma demanda concreta de algo essencial. Nessas andanças pelo estado, enxergamos a falta de água em muitos municípios, principalmente, em zonas rurais, sobrevivendo dos caminhões pipa. Então, é uma grande obra, tanto do ponto de vista físico com social. A Sema, órgão que faz a gestão do PAD, está totalmente compromissada com a continuidade do programa. Queremos ver a segunda etapa sendo executada e beneficiando as comunidades rurais do nosso estado com água de qualidade". 

Para o coordenador nacional do programa, Renato Saraiva, o convênio do PAD com a Bahia é o maior em relação aos outros estados. Ao todo, foram R$ 61 milhões investidos para a execução de todo o programa. "Realizamos a primeira etapa. Esperamos que a execução da segunda etapa seja um sucesso. Precisamos avançar mais e mais, capacitar os técnicos, empresas e as prefeituras. Os prefeitos e secretários municipais são parceiros essenciais na realização desse processo".

O município de Quijingue foi um dos beneficiados na primeira etapa e será contemplado na segunda fase. De acordo com o prefeito, Welinton Santos, "é muito bom enxergar a felicidade das comunidades que passaram a ter o acesso à água de qualidade. A prefeitura continuará sendo parceira e auxiliando no que for preciso para a implantação da segunda etapa na cidade". 

Durante o evento, foram feitas as apresentações das empresas contratadas para implantação, a Metro Engenharia e Consultoria e a Leão Engenharia. A capacitação foi realizada pela coordenação nacional e pelos consultores do programa, que ministraram conteúdos sobre metodologia do PAD, o fluxograma de execução e as metodologias para realização das obras civis e a instalação dos sistemas de dessalinização. 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑