Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Lençóis recebe exposição em homenagem ao 142º aniversário de Afrânio Peixoto

No dia 17 de dezembro, próxima segunda-feira, é celebrado o aniversário de Júlio Afrânio Peixoto. Médico, professor, crítico literário, ensaísta, romancista, historiador brasileiro e também político, ele teve sua vida marcada por relevantes trabalhos sociais. Ocupou a cadeira sete da Academia Brasileira de Letras e a cadeira dois da Academia Brasileira de Filologia, da qual foi fundador.

Em comemoração à data de aniversário do médico, a Casa Afrânio Peixoto, em Lençóis, recebe a Exposição Silvio Robatto – Barroco Rebolado, de 17 de dezembro a 17 de fevereiro de 2019, promovida pelo Centro de Memória da Bahia (CMB). A programação terá abertura oficial às 19h e continuará durante o mês.

A exposição representa livremente a expressão artística do barroco, sob o olhar do artista. As imagens apresentam seus relevos, contrastes, curvas e exuberância, não só a partir dos detalhes arquitetônicos e decorativos de igrejas da Bahia, mas também dos cortejos religiosos e festas populares de Salvador e do Recôncavo Baiano.

As festividades de abertura contam também com a estreia do Coral Rosa Mystica, nome dado em homenagem ao primeiro romance de Afrânio. O coral é composto por membros da comunidade local e vai apresentar um repertório eclético afro-brasileiro e indígena. Além disso, a Banda Trotta Mundo fará uma participação autoral de seu repertório, assim como o grupo musical de percussão Mandassaia, composto só por mulheres, entre outras programações.

Para a diretora do espaço, Dulce Maria Ferreiro, “essa é uma data que sempre tem que ser comemorada, pois Afrânio Peixoto é o maior ‘diamante’ que a chapada produziu, do ponto de vista da cultura brasileira e da criatividade. Ele é multifacetário, publicou 14 obras e vendeu mais de 600 mil exemplares no início do século XX”, disse a diretora.

Casa Afrânio Peixoto

Unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC) que foi batizada em homenagem ao seu patrono. Localizada na praça que também leva o seu nome, a casa especializada de dois andares preserva um rico acervo bibliográfico, documental e museológico, doado por sua viúva, além de um vasto acervo sobre ciências sociais e história. O espaço conta ainda com um auditório para conferências, exibição de filmes e oficinas, construído após reforma em 2008.


Fonte: Ascom/Fundação Pedro Calmon

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑