Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

SJDHDS e Cejuve promovem oficina de danças negras na 11° Bienal da UNE

Os ritmos envolventes do pagode baiano, afro house, funk, dance hall e da dança afro contagiaram os participantes da 11° Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), presentes no átrio da Escola de Dança, no campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador. 

A oficina de dança, promovida pelo Conselho Estadual de Juventude (Cejuve), em parceria com a Coordenação de Políticas para a Juventude (Cojuve), ambos vinculados à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), das 14h às 15h, foi uma das ações desenvolvidas pelos órgãos na bienal e que se estendem até sexta-feira (8).

Técnicas de danças negras, periféricas e tradicionais, além da percepção corporal dos movimentos nos corpos, foram passadas ao público pelo dançarino e presidente da Comissão de Cultura do Cejuve, Ronald Castro. “A gente também aproveita o momento para potencializar o que é marginalizado e estereotipado pela sociedade, principalmente a branca e elitizada. E nada melhor do que trazer essa desconstrução a um espaço diverso e democrático”, comentou. A atividade teve a participação da secretária executiva do Conselho e membro da Cojuve, Vanúbia Pereira. 

O estudante Diego Augusto, 22 anos, saiu de Natal, no Rio Grande do Norte, para participar da 11ª Bienal e aproveitou o momento para dançar e conhecer mais sobre os ritmos. “A dança africana mergulha nas nossas origens. A gente descobre mais sobre nosso passado e isso é importante para saber quem somos”, disse.

A 11ª edição da Bienal da UNE marca os 20 anos do evento, que, este ano, tem como lema 'Um reencontro com o Brasil' e homenageia o artista Gilberto Gil. As atividades ocorrem até 10 de fevereiro e incluem mostras culturais, shows e seminários, além de debates conjunturais, educacionais e de organização do movimento estudantil.

ID Jovem

Os jovens participantes da Bienal, com idade entre 15 a 29 anos, também puderam se cadastrar no Programa Identidade Jovem (ID Jovem), que dá direito à gratuidade no transporte interestadual e à meia-entrada em eventos esportivos e culturais, através do ônibus da Estação da Juventude da SJDHDS, estacionado próximo à Biblioteca da Ufba, das 10h às 15h. 

Segundo o coordenador do ID Jovem na Bahia e integrante da Cojuve, Sílvio Lacerda, a ação é fundamental para “garantir que a juventude tenha acesso a esse direito em um espaço como a Bienal, que reúne milhares de estudantes de todo Brasil”. Somente pela manhã, foram emitidas 85 carteiras do benefício.

Fonte: Ascom/SJDHDS

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑