O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) requalificou fanfarras escolares de diversos bairros de Salvador e interior, um investimento aproximado de R$ 767 mil reais. O resultado desse trabalho será apresentado à sociedade por mais de 700 alunos das 35 escolas beneficiadas pela ação, que vão participar do desfile do 2 de Julho, na próxima terça-feira.
A jovem Luiza Argolo, da Escola Estadual João Caribé, relata a sua empolgação e alegria por se apresentar numa festa popular e tradicional. “A fanfarra me ajuda a ter mais disciplina, melhorou muitas coisas em minha vida e poder me apresentar no desfile da Independência da Bahia e com um instrumento novo, me dá mais vontade ainda de me dedicar, estudar e aprender”, pontuou ela, que toca o instrumento chamado surdo.
Além dos 660 instrumentos que foram entregues, as fanfarras também recebem apoio técnico e pedagógico do Programa. A ação prevê ainda que os alunos que tenham aptidão e interesse na iniciação musical, participem de seleções para integrar o Neojiba ou sejam encaminhados a outras orquestras, para qualificação e formação profissional.
“A nossa expectativa é grande, estamos ensaiando bastante. Sairemos pelas ruas levando música e arte. O apoio material e pedagógico da SJDHDS, tem nos auxiliado nesse processo de consolidação das fanfarras como espaço de aprendizagem e de incentivo ao protagonismo estudantil", destacou Hermival Rego.
Por sua vez, Helder Passinho, maestro da Neojiba, destaca que o apoio do Programa tem qualificado ainda mais o trabalho que os instrutores das fanfarras fazem de forma autônoma. “Eles precisam de apoio, e para nós é muito gratificante dar esse suporte às Fanfarras da Rede Estadual. A participação no Dois de Julho vai ser o grande momento deles”, finalizou
Foto: Arquivo SJDHDS
0 comentários :
Postar um comentário