Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Lei Sancionada pela Prefeitura garante homenagem para Líder religiosa Makota Valdina

 Projeto é de autoria do vereador Sílvio Humberto (PSB)



Educadora, líder comunitária, militante da liberdade religiosa, como porta-voz das religiões de matriz africana, bem como dos direitos das mulheres e da população negra, Valdina de Oliveira Pinto, mais conhecida como Makota Valdina, deixou um grande legado. 

Foi com esse histórico de militância e contribuição social, que o vereador Sílvio Humberto (PSB) apresentou o Projeto de Lei que visava denominar a escola municipal do Engenho Velho da Federação de Makota Valdina. 

Uma homenagem para liderança diante de seus grandes feitos em vida. Sancionada pelo prefeito ACM Neto na última quinta-feira (25), a N° 459/2019 já entra em vigor a partir daquela data e a escola passará a levar o nome da líder religiosa. “Conheci de perto todo o empenho, dedicação e amor ao ser humano empenhando por Makota Valdina. 

Uma mulher de fibra, alegre e de uma suavidade que encantava. Uma grande história que não podemos deixar de manter viva e acessa na memória de todos”, apontou Sílvio Humberto. Após longa caminhada no axé, em 1975, Valdina de Oliveira foi iniciada no Candomblé sendo confirmada para o cargo de Makota (assessora de Mãe-de-Santo), no Terreiro Tanuri Junsara.



 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑