Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 29 de março de 2020

Agricultura familiar possui diversidade de alimentos que aumentam imunidade

Diante da pandemia do coronavírus (Covid-19), especialistas reforçam que não existem alimentos próprios para combater a doença, mas é possível dar suporte ao corpo e melhorar nossa imunidade com alimentos facilmente encontrados, principalmente para quem vive na roça. 

A nutricionista e diretora da VP-Centro de Nutrição Funcional, Valéria Paschoal, dá exemplo de alimentos que contribuem para aumentar a imunidade. “Temos o licuri, babaçu, dendê, com gorduras boas, o abacate e a beldroega, ricos em ômega 3. Com proteínas boas, temos a ora-pro-nóbis e a moringa, e quando falamos em vitamina C, importantíssima nesse momento, temos, além da laranja, limão, maracujá, outras fontes como as ramas da cenoura, cebolinha, salsinha”.

Valéria chama atenção também para o aumento da ingestão dos fitoquímicos, que estão presentes na língua de vaca, bredo, jurubeba, caruru, coentro, jaca, umbu e, também, nas cactáceas palma, mandacaru, folhas da batata-doce e toda a abóbora. “Estamos juntos nessa missão de se proteger do coronavírus. É importante que os agricultores familiares utilizem os alimentos que têm no seu quintal”. 

No município de Mutuípe, Recôncavo Baiano, no quintal da agricultora familiar Lélia Siqueira é possível encontrar uma diversidade de alimentos ricos em nutrientes e benefícios para a saúde. São plantas, folhas, hortaliças, frutas e verduras. Ela conta que cultiva com carinho uma horta para o consumo do dia a dia. “Tenho aqui ora-pro-nóbis, hortelã, salsa, erva-cidreira, poejo, açafrão, capim santo vick, boldo, muitos temperos e estou aprendendo a usar melhor cada planta”. 

Foto: SDR
(Foto: SDR)

A agricultora é uma das beneficiárias do projeto Bahia Produtiva, do Governo do Estado, que está sendo capacitada, por meio do plano de ação de segurança alimentar e nutricional, sobre a importância da alimentação saudável, valorizando os alimentos da biodiversidade e das Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc). 

A ação, realizada em parceria com a VP-Centro de Nutrição Funcional, capacitou 80 técnicos de assistência técnica e extensão rural e 176 Agentes Comunitários Rurais (ACRs) sobre a importância da alimentação saudável, valorizando os alimentos da biodiversidade e das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC). O grupo está levando os conhecimentos adquiridos aos beneficiários do projeto em todo estado.

Valéria Pascoal observa que as PANC contêm uma variedade de nutrientes e compostos ativos que vão garantir uma excelente imunidade, neste período de coronavírus.   

Bahia Produtiva

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), resultado da parceria entre o Estado da Bahia e o Banco Mundial, por meio de acordo de empréstimo. Mais informações estão disponíveis no site da SDR.

Fonte: Ascom/SDR

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑