Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 23 de março de 2020

Idosos em Salvador já podem ser vacinados sem sair do carro


O início da campanha nacional de vacinação contra a influenza, antecipada para esta segunda-feira (23) devido à pandemia do coronavírus, conta com uma estratégia especial em Salvador: a aplicação das doses aos maiores de 60 anos através de esquema drive-thru – dentro do próprio veículo – disponibilizado inicialmente pela Prefeitura em quatro pontos da cidade. Em um deles, o 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, nos Barris, estiveram presentes o prefeito ACM Neto e o vice, Bruno Reis, acompanhados do secretário da Saúde, Leo Prates, e imprensa. No local, foi feito o anúncio de novas ações de combate ao Covid-19 na capital baiana. 

A intenção é ampliar ainda mais os pontos de vacinação dentro do carro, como afirmou o prefeito. “Além disso, vamos fazer também parceria com os supermercados para oferecer a vacinação contra a influenza para todo o público. É necessário que as pessoas acompanhem todas as regras divulgadas pela Prefeitura e evitar qualquer risco de aglomeração. Neste momento, a prioridade é para idosos, mas o objetivo é imunizar cerca de 750 mil pessoas na cidade”, afirmou ACM Neto. 

Funcionamento – Além do 5º Centro de Saúde, o drive thru também funciona na Arena Fonte Nova, em Nazaré; no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio; e na Escola Bahiana de Medicina, em Brotas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A medida visa evitar a aglomeração de idosos nos postos de saúde, além de oferecer mais conforto e segurança. A intenção da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é ampliar o número de pontos para este serviço.   

A vacinação para os maiores de 60 anos ocorrerá de acordo com o seguinte calendário. Até sexta-feira (27), serão imunizados idosos nascidos em janeiro, fevereiro e março. De segunda-feira (30) até o próximo dia 3, é a vez dos nascidos em abril, maio e junho. Dos dias 6 a 10 de abril, o imunobiológico será aplicado aos nascidos em julho, agosto e setembro. Por fim, a vacinação para os nascidos em outubro, novembro e dezembro acontece nos dias 13 a 18 de abril.   

A notícia deu um alívio para pessoas como a jornalista Sabina Possidonio, de 41 anos. “Acho superválida a iniciativa, pela possibilidade de não expor ainda mais os nossos idosos, que estão no grupo de risco. Mesmo não tendo carro particular, irei levar minha mãe de 79 anos em um dos postos do drive, usando transporte por aplicativo, mantendo e redobrando os cuidados de higienização no percurso e após retornar”, pontuou. 

De acordo com o secretário Leo Prates, profissionais de saúde serão disponibilizados para fazerem a vacinação em domicílio de idosos acamados e os que vivem em abrigos. Além disso, será feita parceria com hospitais e maternidades públicas, privadas e filantrópicas para realização da imunização dos profissionais nos locais de trabalho. 

Profissionais de saúde – A imunização também ocorre nas 146 salas de vacina presentes nas unidades básicas de saúde, também de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nestes locais, assim como os idosos, trabalhadores de saúde como enfermeiros, higienizadores, condutores de ambulância e demais profissionais que atuam diretamente no setor também estão sendo imunizados neste primeiro momento. Para estes profissionais, além do documento de identificação e cartão do SUS, é necessário apresentar também a carteira profissional. 

Campanha – A campanha de vacinação contra a influenza seguirá até dia 22 de maio, sendo 9 de maio o dia “D” de mobilização nacional. A vacina estará disponível em três fases para os grupos prioritários, estimados em 872 mil pessoas, no total. Depois dos idosos (a partir de 60 anos) e trabalhadores de saúde, serão imunizadas as puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), jovens de 12 a 21 anos de sob medidas socioeducativas e professores, além de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑