Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 31 de março de 2020

Pacientes do Cedeba aprovam acolhimento pela teleorientação dos seus médicos

O Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) suspendeu o atendimento nos ambulatórios, mas continua acolhendo seus pacientes com orientações dos seus médicos por telefone, e-mail e whatsapp.

O plano elaborado pelo Cedeba para teleorientação aos pacientes foi aprovado pelo Centro de Operações de Emergências (COE), da Sesab. Contempla portadores de diabetes e complicações, além de patologias da tireoide e outras doenças endócrinas, cuja falta de atendimento poderia resultar na necessidade de busca às emergências, indo na contra mão do planejamento sanitário neste momento. E esta orientação vem fazendo a diferença na vida dos pacientes atendidos, pois além da orientação do endocrinologista, recebe também orientação para COVID-19.

Para pacientes do Interior – muitos fazem longas viagens para buscar a assistência especializada do Cedeba, a teleorientação causou satisfação geral.

Agradecimento

“Meu nome é Lucivânia Maria da Fonseca, residente e domiciliada na cidade de Cícero Dantas, Bahia. H um pouco mais de 10 anos venho fazendo tratamento da tireoide no Centro de Referência Estadual para Assistência ao Diabetes e Endrocrinologia (CEDEBA)´. Diante a situação que estamos vivendo com a pandemia COVID-19, ficou difícil a locomoção para chegar até a unidade, onde tinha uma consulta marcada, mas o referido centro teve uma boa iniciativa para que todos os pacientes sejam atendidos, usando o meio de comunicação (Whatsapp), para continuar com os serviços, estou agradecida e gostei da iniciativa. Com isso, quero parabenizar todos os envolvidos.”

Os médicos não param. Além de orientações quanto ao controle e cuidados com o diabetes, também dão orientações sobre COVID-19. Foi criado um e-mail, de fácil memorização, – cedeba.fiqueemcasa@gmail.com . Os médicos também tiram dúvidas e dão orientações pelos telefones (71)3103- 6011 e 3103- 6012 e pelo whatsapp (71)98608, 4142. Sempre de segunda a sexta-feira, das 8 às 17.

Movimento cresce na farmácia

No Cedeba, o atendimento na Farmácia (na verdade são três farmácias com características especiais) foi mantido e cresceu muito ao longo da semana.

“Não podíamos fechar porque há medicamentos que são dispensados e aplicados no Cedeba, como acontece para casos de algumas doenças endócrinas para tratamento de disfunções cuja interrupção no uso do medicamento poderia trazer sérias consequências”, destaca a diretora Reine Chaves.

No caso dos análogos de insulina – pontuou – a dispensação é descentralizada no interior, mas o Cedeba dispensa para Salvador e Região Metropolitana.

A diretora ressaltou o empenho dos colaboradores que fizeram força tarefa ligando para todos os pacientes, a fim de desmarcar consultas.

Mesmo funcionando, a equipe da Farmácia liga para os pacientes, avisando da data do agendamento.

Cristiane Alves que veio de Cajazeiras para receber o medicamento da filha que faz tratamento para puberdade precoce, estava marcada para o dia 1º de abril, mas como recebeu ligação na quinta-feira para vir hoje, não perdeu tempo. “Achei ótimo. Não me surpreendo porque o povo daqui do Cedeba é muito acolhedor”.

Ascom do Cedeba


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑