Dia Mundial da Reciclagem | Campanha do metrô baiano conscientiza população sobre a importância da coleta seletiva
Confira dicas de como adotar novos hábitos para contribuir com a reciclagem e o meio ambiente
De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Públicas e Resíduos Especiais (Abrelpe), a quantidade de resíduos domiciliares durante a quarentena terá um aumento de 15% a 25%, além de um crescimento considerável na geração de resíduos hospitalares, em uma faixa de 10 a 20 vezes. Com base nisso, é cada vez mais necessário reforçar a importância da coleta seletiva para o meio ambiente, para promover a geração de renda através da reciclagem e para contribuir com o trabalho dos garis, que fazem a limpeza urbana.
Ciente do seu papel transformador, a CCR Metrô Bahia desenvolve ininterruptamente campanha de coleta seletiva com lixeiras seletivas, painéis informativos e mensagens sonoras, em estações de metrô, terminais de ônibus e na sede da empresa, visando promover a conscientização de clientes e colaboradores através de um trabalho de educação ambiental constante. A iniciativa tem o objetivo de mostrar os benefícios do descarte correto de resíduos para o meio ambiente que, entre outras coisas, possibilita a preservação dos recursos naturais e minimiza o impacto negativo com o descarte de resíduos no Aterro Sanitário. “O descarte correto dos resíduos é papel de todos. A nossa intenção é que as pessoas aprendam aqui a separar o lixo comum daquele que pode ser reaproveitado e disseminem essa ideia em outros lugares como em casa e no trabalho, por exemplo. Essa atitude ajuda a reduzir a quantidade de lixo que irá para aterro, além de transformar o lixo em fonte de renda. Assim, temos um ganho socioambiental com a reciclagem”, destaca o Gestor de Comunicação e Sustentabilidade da CCR Metrô Bahia, Álvaro Britto.
Em 2019, a CCR Metrô Bahia reuniu mais de 18 toneladas no Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, um aumento de 25% em relação ao volume gerado em 2018. Todos os resíduos recicláveis arrecadados pela concessionária são destinados à CAMAPET, cooperativa de reciclagem, ajudando o meio ambiente e contribuindo para o ganho financeiro social de comunidades.
De acordo com a coordenadora de meio ambiente da concessionária que opera o metrô baiano, Gabriella Brito, praticar a coleta seletiva em casa e reduzir a geração de resíduos sólidos para contribuir com a reciclagem e ajudar o meio ambiente é simples e está ao alcance de todos. Confira dicas!
ü Não desperdice! Congele e reaproveite os restos de comidas;
ü Separe os resíduos recicláveis, orgânicos e os rejeitos;
ü Feche bem as sacolas de lixos para evitar que os detritos caiam na rua e os animais revirem;
ü Na rua, faça a destinação correta do lixo nas suas respectivas lixeiras (papel, vidro, plástico e metal);
ü Você sabe o que pode ser reciclado? Caixa de pizza, embalagens de plástico e vidro, recipiente de metal, cartão de plástico (se não tiver chip), marmita e papel alumínio, vidro e cápsula de café;
ü Todo recipiente e embalagem sejam de plástico, vidro, metálico, papéis e papelões devem estar limpos e separados para poderem ser reciclados.
0 comentários :
Postar um comentário