Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 28 de julho de 2021

“Conversas Plugadas” traz Ana Paula Bouzas em edição especial #BTCA40anos

 


Nova diretora do BTCA conversa com Rose Lima, diretora artística do TCA, nesta quinta, às 19h 

 

O “Conversas Plugadas”, projeto do Teatro Castro Alves (TCA) que em toda edição traz reconhecidos profissionais do campo das artes compartilhando experiências, apresenta mais um papo que passeia pelos 40 anos do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), também olhando para as perspectivas futuras da companhia oficial de dança da Bahia. Nesta quinta-feira, 29 de julho, às 19h, Ana Paula Bouzas, nova diretora artística do BTCA, participa do “Conversas Plugadas”, sob mediação de Rose Lima, diretora artística do TCA. A live será transmitida no perfil do TCA no Instagram (@teatrocastroalvesoficial).  

 

O encontro virtual da dupla passeará pelos novos rumos e projetos do BTCA, refletindo sobre a sua produção artística em tempos de pandemia da Covid-19, e os desdobramentos para além dela. A ideia é discutir de que modo o BTCA encara os desafios criativos, pensando e absorvendo as novas maneiras do fazer artístico em dança. Na relação com o audiovisual, por exemplo, a companhia de dança já trazia a excelência do seu elenco para as telas, em produtos sempre conectados às questões que inquietam o mundo contemporâneo.  

 

As duas revisitarão momentos históricos do Balé para colocar os tempos passado, presente e futuro em diálogo. Ana Paula Bouzas fez parte do elenco BTCA entre os anos de 1989 e 1990, além de assinar a coreografia do filme “Abraço no Tempo” em 2020, e, agora, retorna como diretora artística. Já Rose Lima assumiu interinamente a direção do BTCA no ano de 2009.  

 

Ana Paula Bouzas – Nascida em Salvador, ela tem mais de 30 anos de carreira. Além de bailarina, atriz e coreógrafa, atua também como diretora cênica, diretora de movimento e preparadora de elenco em teatro, dança, cinema e televisão. Tem licenciatura em Dança e pós-graduação em Preparação Corporal em Artes Cênicas pela Faculdade Angel Vianna (RJ). Desenvolve investigações como artista/bailarina solo, apresentando trabalhos em eventos de dança e teatro no Brasil e em vários países. Bouzas coleciona diversos prêmios, entre eles, o APTR, da Associação de Produtores de Teatro do Rio de Janeiro, de melhor atriz coadjuvante (2008) pelo espetáculo “Dona Flor e seus dois maridos”, e o Prêmio Dança Tápias (2007), de melhor intérprete pelo solo “Do lugar de onde estou já fui embora”.  

 

Rose Lima – Desde 2007, a arquiteta Rose Lima conduz a Direção Artística do TCA, respondendo pelo pensamento da ocupação artística dos palcos da casa e de toda sua prática produtiva nos bastidores, para compor a programação artístico-cultural promovida pelo Complexo ou abrigada por ele. Planejamento, desenvolvimento, execução, acompanhamento e avaliação das ações estão em suas atribuições, tendo implantado projetos como o “Domingo no TCA”, o “Conversas Plugadas” e o “Concha Negra”. Faz parte do grupo gestor do projeto Novo.TCA, que abrange a ampliação, reforma e requalificação do equipamento. Rose é mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), tendo iniciado sua carreira na área da cultura na década de 1990.  

 

Conversas Plugadas – Criado em 2007, o “Conversas Plugadas” proporciona aos profissionais, pesquisadores e estudantes de artes, bem como ao próprio corpo técnico do TCA, o contato direto com nomes de excelência dos diversos campos artísticos, em âmbito nacional e internacional. O projeto, assim, se alinha ao foco do Teatro Castro Alves de incentivar atividades de formação e desenvolvimento técnico de profissionais da cultura. 

 

Teatro Castro Alves apresenta 

“Conversas Plugadas” – Edição #BTCA40anos  

Com: Ana Paula Bouzas, diretora artística do BTCA 

Mediação: Rose Lima, diretora artística do TCA 

Quando: 29 de julho (quinta-feira), 19h 

Onde: Exibição ao vivo no Instagram do TCA (@teatrocastroalvesoficial) 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑