Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 22 de julho de 2021

Dia dos Avós: especialista alerta para cuidados com a saúde dos idosos

 


Além de homenagear todos os avôs e avós, na próxima segunda-feira (26) também é dia de reforçar a importância de manter os cuidados nesta fase da vida. Com o avançar da idade, nosso corpo passa por eventos fisiológicos naturais, o que aumenta a vulnerabilidade a infecções e processos oncológicos em pessoas com 60 anos ou mais, consideradas idosas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, há cerca de 28 milhões de pessoas nessa faixa etária, representando 13% da população.  


De acordo com o infectologista Igor Brandão, coordenador do Serviço de Vacinas do DNA Laboratório, atualmente as principais doenças infecciosas que acometem os idosos são pneumonias, infecções do trato urinário e da pele, podendo ser causadas por vírus, bactérias, fungos e protozoários. Nos idosos, o especialista explica que estas infecções podem se apresentar de forma atípica, por exemplo sem haver febre, e levando a sonolência, fraqueza, alteração da memória, sono e agitação 


Igor Brandão frisa que a vacinação ainda é a melhor forma de prevenir doenças, juntamente com bons hábitos. “Com o simples ato de vacinar-se é possível ensinar ao organismo como se proteger contra formas graves de doenças, ‘blindando’ indiretamente pessoas próximas ao imunizado contra aquela doença em especifico”, afirma o infectologista, especialista em Controle de Infecção Hospitalar e em Medicina da Família. 


Além das vacinas indicadas pelo Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), que incluem as disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o DNA Laboratório vai além, oferecendo mais segurança e proteção com vacinas contra: Pneumonia bacteriana e/ou viral, diferentes formas de Meningite, Sinusite, Diarreia (difteria), Tétano, Febre Amarela, Herpes Zoster, Dengue, Sarampo, Caxumba, Rubéola, Hepatites, dentre outras.  Antes de tomá-las, Igor Brandão orienta passar por uma avaliação com profissional de Medicina ou Enfermagem. 


Além da vacinação, o médico indica  outras ações para preservar o sistema imunológico: “bons hábitos de vida como alimentação balanceada, exercícios físicos regulares e o sono em dia”. Por estarmos em meio à pandemia mundial de Covid-19, o especialista também reafirma a importância do uso correto da máscara, higiene das mãos e distanciamento social. 


Pensando na importância da imunização dos avós, até o dia 31 de agosto, o DNA está disponibilizando voucher com desconto para as vacinas Pneumocócica (vpc13) e Herpes Zóster, que são indicadas para idosos. 


Serviço de Vacinação do DNA 


Inaugurado em janeiro de 2021, o Serviço de Vacinação do Laboratório DNA conta com uma equipe de enfermagem exclusiva com mais de 20 anos de experiência, médico infectologista para avaliações, vacinas das melhoras empresas do mundo e o sistema de refrigeração mais novo e moderno de Salvador. Com todos os protocolos de segurança sanitária, o laboratório também realiza vacinação domiciliar e drive thru. Até o momento, o DNA Vacinas já aplicou mais de 2.500 doses nos primeiros sete meses deste ano.  


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑