Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 30 de julho de 2021

Furto de energia em fazenda produtora de café

 

Durante ação conjunta com a polícia civil, foram recuperados 700 mil quilowatts-horas (KWh) de energia, em apenas uma unidade da zona rural    


Em operação realizada no município de Alcobaça, na última terça-feira (27), a Coelba, em conjunto com a Polícia Civil e Técnica de Teixeira de Freitas, flagrou uma fazenda produtora de café com furto de energia nas instalações. A irregularidade desativada representou um desvio de 700 mil quilowatt-hora (KWh), energia suficiente para abastecer mais de seis mil residências durante um mês, o equivalente para abastecer o município de Jucuruçu por 2 meses.    


No trabalho de perícia, realizado por técnicos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas, foram retirados 150 metros de cabos, um transformador clandestino, isoladores e demais equipamentos que eram utilizados em uma rede elétrica construída para levar a energia furtada até a unidade.      


O desvio de energia já ocorria há aproximadamente cinco anos. O valor da energia desviada será recuperado através da cobrança ao proprietário da fazenda, que responderá pelo crime de furto de energia.  A partir deste valor será realizada a arrecadação de impostos Estaduais e Federais que são revertidos para sociedade.       


A fazenda alvo desta operação foi mapeada através de análises dos softwares da Coelba, associados a sensores inteligentes que controlam o fluxo de energia elétrica na rede de distribuição, e que auxiliaram as ações de investigação de campo. O "gato de energia” encontrado representava, ainda, um risco a segurança para a população local, uma vez que a ligação foi feita fora dos padrões técnicos.      

         


Crime e denuncias          


A Coelba ressalta que o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. Por isso é importante a denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site www.coelba.com.br, na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade. 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑