Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 22 de julho de 2021

SJDHDS visita comunidade Açu da Capivara, onde lideranças são ameaçadas de morte


 Nesta quarta-feira (21), a Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos (SUDH), da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), esteve na comunidade Açu da Capivara, em Arembepe, no município de Camaçari, para prestar apoio às 200 famílias que vivem na localidade, e que estão sofrendo diversas ameaças de morte e violações de direitos, devido às disputas de terra na região. 


A visita foi realizada pelo superintendente da SUDH, Jones Carvalho, juntamente com os assessores técnicos da SJDHDS, Osmário Santos e Robinson Brandas, e João Lúcio Lopes, assessor parlamentar do deputado estadual Marcelino Galo. Os moradores que são legitimamente posseiros das terras relataram agressões e ameaças de morte feitas  por homens com armas de fogo, e invasões em suas propriedades, inclusive, de madrugada. 


Além das violências, foram identificadas situações de crime ambiental, com a derrubada de árvores nativas realizadas pelas máquinas usadas pelos agressores.  


“A população está apreensiva, lideranças comunitárias já foram assassinadas. A parte que quer reintegração alega que a terra pertencia aos bisavós, mas os moradores assentados têm cessão de terra para trabalhar e morar, regularizada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.  Eles possuem a documentação e as pessoas que estão aterrorizando a comunidade, com medidas arbitrárias, não têm mandado de posse. Vamos acompanhar o caso e tomar todas as mediadas cabíveis”, destacou Jones Carvalho. 


Após a reunião e visita na localidade para comprovar as invasões, a comitiva acompanhou as vítimas de agressões e ameaçadas de morte até a 26° Delegacia da Polícia Civil de Vila de Abrantes, para registro do Boletim de Ocorrência. Posteriormente, será solicitada a inclusão dela no Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos. 


Medidas legais vão ser tomadas e o caso será levado à Corregedoria Geral do Estado, Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), Ministério Público da Bahia (MP-BA), Defensoria Geral do Estado (DPE-BA) e ao Instituto Do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). 


Foto: Michele Brito - Ascom 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑