Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 7 de agosto de 2021

Dia Nacional da Saúde: momento exige mais cuidados


 Médica Diana Serra diz ser necessário lembrar a data, criada para conscientizar sobre a importância da educação sanitária  


O mundo ainda vive a pandemia do novo coronavírus, que vem causando a morte de milhões de pessoas, desestabilizando famílias, economias e sociedades. Apesar da realidade da vacina, o cenário ainda exige cuidados e, mais do que nunca, é necessário lembrar o Dia Nacional da Saúde, nesta quinta-feira (5 de agosto). A data marca o nascimento do médico sanitarista e cientista Oswaldo Cruz, reconhecido pelo combate às epidemias brasileiras no século XX, e promove a conscientização sobre a importância da educação sanitária. 


A gerente de Operações Médicas do Grupo Vitalmed, Diana Serra, ressalta que o dia deve ser lembrado e o seu objetivo reforçado. Ela também chama a atenção para a necessidade de manter os cuidados de prevenção à covid-19. “Mesmo quem já tomou a vacina deve continuar usando máscara, mantendo o distanciamento social e a higiene das mãos. O simples ato de lavar as mãos com sabão ou usar álcool em gel 70%, evita a contaminação por muitos vírus e bactérias”.


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a lavagem correta das mãos reduz em até 40% o risco de contrair doenças como gripe, diarreia, infecção estomacal, conjuntivite e dor de garganta. Além disso, a médica ressalta sobre a importância de uma alimentação saudável, da prática de atividades físicas, de boas noites de sono e o abandono de hábitos prejudiciais à saúde, como o tabagismo. 


“A saúde do mundo está comprometida e todos os esforços de conscientização para a importância do cuidado com o corpo e a mente são ainda mais necessários”, declara Diana. A médica orienta que a ação faz o hábito e que as pessoas devem incluir alimentos saudáveis em suas refeições e fazer exercícios físicos diariamente, além de atividades artísticas e culturais para cultivar a beleza e uma mente positiva.  


A doutora Diana explica que as atividades físicas reduzem o risco de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC), diabetes tipo II, alguns tipos de câncer, além de prevenir a hipertensão arterial, ganho de peso, problemas nos ossos, e inibir o estresse, a ansiedade e melhorar o sono. “Neste Dia Nacional da Saúde, vamos intensificar os cuidados conosco e com quem amamos”, conclui.


 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑