Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 24 de agosto de 2021

Escolas municipais realizam programação especial em comemoração ao folclore


 A Secretaria Municipal da Educação (Smed) promove, nesta semana, uma programação especial em homenagem ao Dia do Folclore Brasileiro, comemorado em 22 de agosto. Com o objetivo de valorizar as tradições e preservar as memórias culturais do país, crianças da rede de Salvador participam de atividades lúdicas voltadas para o tema.

 

Os alunos da Educação Infantil e Fundamental I participam de rodas de conversa e histórias folclóricas, brincadeiras de trava-língua, relatos de adivinha, ciranda cultural, explanação sobre cantigas de roda, apresentação de jogos, como peteca, pião, amarelinha, corda, bambolê, dentre outras atividades.

 

Reconhecer a importância da cultura do folclore é fundamental para a preservação do patrimônio cultural do brasileiro. Nesse sentido, a gestora da Escola Municipal Teresa Cristina, Claudia Virgínia da Silva, destacou a importância de proporcionar ao aluno o contato com esse patrimônio, transmitindo conhecimento e fortalecendo a memória do país.

 

“Nós precisamos trazer para as nossas crianças a importância da nossa cultura, de forma lúdica. Somos ricos em manifestações culturais, de várias integrações entre povos e raças”, defendeu.

 

Segundo Claudia, é dever da instituição escolar trazer essas temáticas, lembrando que o folclore está vivo na nossa alimentação e brincadeiras do cotidiano, que é algo que perpassa o dia a dia da escola e precisa ser explorado. “Nossas crianças aceitaram bem a proposta, participando da construção de cada apresentação”, disse.

 

Interação – Durante as apresentações, os alunos manifestaram alegria com o aprendizado lúdico. “Com a apresentação, aprendi muito a valorizar a nossa cultura. Também achei a programação muito divertida”, afirmou a estudante Luiza Calado, de oito anos.

 

Já o pequeno Artur Torres, de quatro anos, vestido de Saci-Pererê, falou sobre o encantamento pelo personagem. “O que eu mais gostei foi do Saci, por isso eu vim vestido assim. Ele é bem legal”.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑