Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 29 de agosto de 2021

Feira Artesanato da Bahia chega a Lençóis


 Depois de iniciar com sucesso em Maragogipinho, distrito de Aratuípe, o roteiro por sete cidades do interior do estado, a Feira Artesanato da Bahia chega a Lençóis, neste sábado (28) e domingo (29), das 15 às 21h, no Mercado Municipal. Nascida da corrida do ouro e diamante e conhecida pela beleza de sua natureza e relevo, a cidade fica na região da Chapada Diamantina, celeiro de artesãs e artesãos com trabalhos que refletem as suas manifestações populares.  


Através de várias técnicas, os trabalhos artesanais do Polo Territorial da Chapada Diamantina se destacam em peças utilitárias e decorativas. São esculturas de santos, bordados multicoloridos, fuxicos em retalhos, peças com pedras que se tornam preciosas com lapidações, trançados de licuri, entalhes de madeira e couro, cerâmica e renda filé.  


Em cada edição, o evento promoverá a exposição e a comercialização de produtos de artesãs e artesãos, aquecendo o turismo e valorizando a cultura de cada região. Depois de Lençóis, as feiras seguem visitando as cidades de Jacobina (04 e 05/09), Vitória da Conquista (11 e 12/09), Cachoeira (17 e 18/09), Juazeiro (24 e 25/09) e Porto Seguro (02 e 03/10). 



A realização da Feira Artesanato da Bahia é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com Associação Fábrica Cultural. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Lençóis. 


SUCESSO EM MARAGOGIPINHO - A abertura da Feira Artesanato da Bahia em Maragogipinho, o maior polo cerâmico da América Latina, mostrou a importância para a economia e envolveu as cidades da região. O evento atraiu muitos turistas, compradores e gestores, além de contar com a participação de artesãs e artesãos locais e do estado. 


“Escolhemos Maragogipinho, famosa pela sua cerâmica, para abrir esse conjunto de feiras, que vai intensificar a atividade do nosso artesanato em sete cidades. É a retomada da atividade econômica, já que ainda estamos tentando nos livrar dessa pandemia, pois este segmento foi um dos mais prejudicados. Além de intensificar a marca Artesanato da Bahia, em todas as cidades vamos firmar a qualificação profissional, dar acesso ao crédito e intensificar a comercialização. É um produto de qualidade com a marca da Bahia”, afirma o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães. 



LENÇÓIS/CHAPADA DIAMANTINA - Em Lençóis, o evento vai reunir outras cidades do Polo Territorial da Chapada Diamantina, entre elas, Abaíra, Morro do Chapéu, Rio de Contas, Seabra, Mucugê, Andaraí, Piatã, Palmeiras e Barra da Estiva.Os visitantes poderão adquirir os produtos artesanais apresentados diretamente pelos produtores, dialogar e interagir sobre a riqueza dos processos produtivos.  


“Partimos de Maragogipinho confiantes que teremos excelentes experiências em Lençóis e nas próximas cinco cidades. A feira significa um passo muito importante no processo de retomada econômica, ampliando bastante a comercialização do artesanato. Também intensificou a atividade econômica de pousadas, restaurantes e outros comércios de alimentos e outros serviços locais. Recebemos depoimentos emocionados dos artesãos com esta iniciativa, com a valorização de sua produção e com a visibilidade gerada a partir da feira”, comemora Ângela Guimarães, coordenadora de Fomento ao Artesanato da Setre. 



A edição itinerante da Feira Artesanato da Bahia vai estimular também a preservação dos contextos culturais que agregam e perpetuam histórias, tradições e valores de cada região. Durante o evento, o público terá a oportunidade de conhecer a origem das técnicas utilizadas pelos criadores, que destacam a identidade regional do artesanato.  


CHAPADA DIAMANTINA - Nascidos da corrida pelo ouro e pelo diamante, os municípios da Chapada Diamantina guardam expressões únicas que refletem a beleza do seu relevo, da sua fauna e flora. Cidades tombadas pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, como Lençóis, Rio de Contas, Morro de Chapéu e Andaraí, são o lar de tradições e um celeiro de diversas manifestações populares. 


Escolhida para receber a Feira Artesanato da Bahia, a cidade histórica de Lençóis é uma das principais da região, cercada grutas, cachoeiras e casarios coloniais. A sua beleza natural atrai o ano inteiro turistas brasileiros e estrangeiros. Além do turismo ecológico, os esportes radicais também são praticados na região. Localizada na Chapada da Diamantina, a 425 km de Salvador, Lençóis abraça o evento como um importante gerador de rendas que movimenta o trade turístico e a economia local. 


 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑