Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Fundação Cidade Mãe comemora 26 anos transformando vidas

 


Relatos de superação e transformação de vida marcaram a cerimônia em comemoração aos 26 anos da Fundação Cidade Mãe (FCM). O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (17), no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador (CMS), com a participação da vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, e da presidente da FCM, Isabela Argolo.

 

Durante a atividade, que seguiu os protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19, os 60 convidados puderam assistir a apresentações artísticas de crianças e adolescentes assistidas pela FCM. A instituição atua na superação do quadro de desigualdades sociais por meio da formulação e execução de políticas públicas de atendimento a este público em situação de risco pessoal, social ou de violação de direitos, na perspectiva da promoção, defesa e proteção.

 

A vice-prefeita Ana Paula Matos ressaltou a importância da instituição e destacou as ações realizadas pela gestão, para reduzir a desigualdade social e contribuir com a promoção da educação de crianças e adolescentes em situação de risco. "A Fundação Cidade Mãe é de grande importância para o combate à violação de direitos e a desigualdade em nossa cidade, sobretudo nesse momento de pandemia, onde o olhar e escuta sensíveis são fundamentais para reduzir as mazelas sociais,” pontuou.

 


A gestora também falou sobre os planos pós-pandemia do coronavírus. “A gente já vem se preparando para estimular o empreendedorismo, por meio de cursos de capacitação, oficinas de música, artes, que possam apresentar novos caminhos para os nossos jovens. E é nessa perspectiva, de potencializar ainda mais as políticas públicas, que a prefeitura vem trabalhando para fazer de Salvador uma cidade ainda mais justa, com menos desigualdade e melhor para viver", completou.

 

Já a presidente da instituição, Isabela Argolo, destacou a importância do trabalho desenvolvido pela FCM. “A fundação não poderia ter outro nome, ela trabalha em prol das crianças e adolescentes e a perspectiva desse trabalho é exatamente transformar realidades. Ao longo desses 26 anos, foi isso que foi feito. A FCM acolheu aqueles que estavam desacreditados e desprotegidos e mudou a história. Investiu, ofereceu novos caminhos, possibilitou a eles novas oportunidades e fez muitos desses menores voltarem a acreditar que seu futuro poderia ser bem melhor”, afirmou.

 

A cerimônia também contou com a presença da titular da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordelo, além de outras autoridades e educandos da instituição.

 

Ação colaborativa – Vinculada à Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), a FCM trabalha com a formulação e execução de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes em situação de risco, ou vulnerabilidade social.

  

Atuando de forma colaborativa, a Fundação tem papel preponderante nas ações diretas de acolhimento de menores em situação de medidas protetivas. “O grande papel da Fundação Cidade Mãe é o cuidado, o amparo e a luta pelos direitos humanos. Nessa perspectiva, construímos propostas colaborativas em conjunto, para que a gente consiga atingir da melhor forma o nosso público”, destacou a titular da pasta, Fernanda Lordelo.

 

A secretária da SMPJ também ressaltou os avanços da gestão, na atuação em defesa dos menores em situação de vulnerabilidade. “Apesar da pandemia, nós estamos conseguindo construir um ambiente fraterno, com projetos que pensam na perspectiva da família”, disse Fernanda.

 

O trabalho da fundação inclui, entre outras ações, o abrigo provisório, nas Unidades de Acolhimento Institucional (UAI), de crianças e jovens afastados do convívio familiar. Os espaços funcionam na Boca do Rio, Bonocô, Dois de Julho, Jardim Baiano e Pituaçu.

 

Já a oferta de oficinas culturais e cursos profissionalizantes acontece nos Centros de Convivência Socioassistencial (CCS), situados em Saramandaia, Canabrava, Cajazeiras, Piatã, Chapada do Rio Vermelho e Periperi, além da sede, no Engenho Velho de Brotas. A FCM também promove o programa Jovem Aprendiz Especial, que possibilita a contratação por uma empresa, de jovens matriculados nos cursos de dança e artes visuais da instituição, com remuneração de meio salário mínimo e carteira assinada.

 

Há quatro anos participando das atividades do Centro de Convivência Socioassistencial (CCS) de Saramandaia, Luan Fonseca, 13 anos, falou sobre as expectativas de um futuro melhor. “Tenho certeza que, com os aprendizados que recebo na Fundação, vou crescer, ter uma profissão e poder ajudar minha família", afirmou.

 

Programação – Em comemoração ao aniversário da FCM, os Centros de Convivência Socioassistenciais (CCS) terão uma programação especial com apresentações dos educandos para as famílias. 

 

No CCS Cristo é Vida, no dia 25, às 14h30, acontecerá a oficina de Capoeira. Já na CCS Saramandaia, haverá apresentação de Capoeira e dança cultural, no dia 26 de agosto, às 14h30. No CCS Bariri das Artes, no dia 27, das 8h às 12h , acontecerá uma ação em rede, em parceria com a Prefeitura-bairro Itinerante, com serviços de Bolsa Família, Vacina H1N1, teste rápido de Covid, Cartão SUS, Atendimento Jurídico, atualização de cadastro para o programa Primeiro Passo e atendimento Simm.

 


 Fotos: Jefferson Peixoto/Secom


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑