Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 28 de agosto de 2021

Nova praça no Itaigara proporciona mais lazer à população


 Fotos: Bruno Concha/Secom

 

O que era uma área subutilizada se tornou um ponto de lazer e convivência para crianças, jovens e adultos que passam ou residem próximo da Rua João Varela, no Itaigara, após intervenção da Prefeitura. Com entrega realizada nesta quarta-feira (25) pelo prefeito Bruno Reis, a Praça Joaquim Nery Souza é mais um equipamento público composto por diversos mobiliários urbanos e brinquedos, que já pode ser aproveitada pela população.

 

O prefeito destacou que a obra é mais um exemplo do compromisso da gestão em promover ações para devolver a cidade ao cidadão. “Aqui é um bairro de classe média alta, mas a gente requalifica e constrói equipamentos como estes em toda a cidade. São mais de 500 praças recuperadas desde 2013, e todas elas têm os mesmos materiais, equipamentos e brinquedos, independente de qual seja a localidade. Não há distinção”, afirmou Bruno Reis, acrescentando que 86% dos recursos municipais são destinados para obras em áreas carentes.


 

A praça conta com 1.902 m² de área e dispõe de parque infantil com casas de Tarzan, cavalinhos, gangorras, balanços, escorregadores, além de miniquadra para golzinhos, mesa de pingue-pongue, futmesa, paraciclos, amarelinha e anfiteatro para realização de apresentações artísticas e culturais. Há também bancos, mesas e academias de saúde com diversos aparelhos para atividades físicas. 

 

A acessibilidade e o paisagismo foram dois elementos levados em consideração para construção. A pavimentação possui piso tátil para facilitar a locomoção de deficientes visuais, além de cinco rampas para a mobilidade de cadeirantes e portadores de necessidades especiais. 

 

Já os eucaliptos que existem ao redor foram mantidos e a área verde foi ainda mais valorizada com plantação de gramado. A iluminação pública do entorno, por sua vez, está totalmente moderna com tecnologia em LED após a instalação de 34 pontos e dois projetores. O investimento total foi de R$375 mil.

 

Homenagem – Durante a solenidade de inauguração, Bruno Reis destacou que o nome da nova praça é um reconhecimento à história e aos serviços prestados por Joaquim Nery Souza na capital e no interior da Bahia. Falecido em 2013, Nery foi servidor público e exerceu mandato de prefeito na cidade de Jaguaquara entre 1966 a 1969.

 

Os familiares do homenageado também marcaram presença no evento e comemoram a entrega da nova praça no Itaigara. “A Prefeitura desenvolveu esse projeto que avaliamos muito especial. Essa construção foi pensada ainda antes da pandemia e após a conclusão das obras ela teve que ficar fechada. Hoje a estrutura já vem sendo usada por toda a comunidade”, frisou o empresário Aloysio Adolfo Nery, um dos filhos de Joaquim.

 

Ele aproveitou a ocasião para entregar ao prefeito um protocolo para a adoção da praça, iniciativa que permite que a própria comunidade local se torne corresponsável pela manutenção e benfeitorias do espaço.

 

Para o aposentado Carlos Lemos, 74 anos, que mora no bairro há duas décadas, a Joaquim Nery vai incrementar as opções de lazer do público infantojuvenil. “A praça não tinha nenhum atrativo, apenas os eucaliptos. O aproveitamento do espaço ficou excelente e já está oferecendo mais convívio para todos nós”, destacou.





0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑