Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 31 de agosto de 2021

Oficina transforma fardas em bolsas e outros produtos sustentáveis em Camaçari


 Oficina transforma fardas em bolsas e outros produtos sustentáveis em Camaçari  


Material é doado pela Concessionária Litoral Norte e destino criativo é dado por grupo de mulheres  


Uniformes usados por funcionários da Concessionária Litoral Norte (CLN) estão sendo transformados em lençóis, bonés, tapetes e necessaires por mulheres atendidas pela Creche Comunitária Esperança da Estiva, localizada em Vila de Abrantes, em Camaçari-BA. O objetivo, de acordo com Eliete Faustina dos Santos, 64 anos, responsável pela instituição, é promover formação para o trabalho e a geração de renda para as 40 mulheres envolvidas na oficina de costura.    


De acordo com Eliete, a parceria com a concessionária é antiga. Há 18 anos, quando as portas da creche foram abertas, a empresa começou a contribuir com brinquedos e cestas básicas. Em recente visita a creche, técnicos da empresa enxergaram o potencial da oficina de costura e sugeriram a transformação das fardas usadas. A pedagoga não pensou duas vezes e aproveitou a oportunidade, que também dialoga com a sensibilização para o descarte adequado de materiais. A primeira remessa, contendo 30kg de material, foi recebida em março deste ano. A segunda, recebida em julho, tinha 200 quilos.   


Com o trabalho, ela espera “atender pessoas em situação de vulnerabilidade social e buscar a sustentabilidade da própria creche, que nem sempre conta com doações. Então se a gente chegar ao ponto de conseguir gerar mais recursos próprios, será ótimo para podermos fazer manutenção de equipamentos e reforma, por exemplo”, pondera.    


Processo e produto    


Antes de se tornarem produtos sustentáveis, as fardas passam pelas mãos de Eliete, que faz a triagem e a higienização. Em seguida, são retirados todos os aviamentos, como botões e zíperes. O próximo passo é dar um destino criativo aos fardamentos.  


Ela diz que a pandemia e a necessidade de realizar tarefas paralelas a essa para manter a creche, fizeram com que as coisas não saíssem no tempo que ela esperava, mas que vem utilizando o WhatsApp para divulgar o que já foi feito. “A ideia é que as pessoas tomem conhecimento do que estamos fazendo para que as mulheres envolvidas na oficina possam contar com a renda a partir disso”, comenta a gestora da creche.  


Eliete conta ainda que, até o momento, foram feitos produtos de mostruário, que ela e as costureiras pretendem expor, além de 100 necessaires, cujos forros foram feitos a partir da reutilização dos trajes. Cada estojo foi vendido por R$ 10,00 e o valor distribuído entre as costureiras.   

  


Oficina  

Um dos primeiros projetos realizados pela oficina, iniciada em 2005, foi o de costura, entretanto, há cinco anos os trabalhos se intensificaram, com atividades diárias. A educadora conta que, em 2016, a creche foi contemplada com máquinas, inclusive de bordar e sublimar, através de um projeto, mas as alunas não tinham como exercitar, em casa, o que vinha aprendendo.  


Ela lembra que, em 2018, em parceria com uma instituição que promove capacitação profissional, 40 mulheres foram inscritas em oficina de costura industrial. Em 2019, um novo projeto permitiu a captação de recursos para a aquisição de equipamentos domésticos, tornando possível o início do que chama de “costura criativa”. Ainda em 2019, de olho no carnaval, a CLN em parceria com o Senac Bahia realizou com o grupo uma oficina de customização de abadas. 


Segundo ela, os grupos da oficina são dinâmicos, se renovando todos os anos para formar outras mulheres e, também, porque algumas delas conseguem avançar com o incentivo ao estudo e ao trabalho.  


Seu objetivo, no momento, é construir um espaço apenas para costura já que, para que os trabalhos pudessem ser iniciados, uma das salas da creche precisou abrigar as máquinas. Após isso, seu próximo passo será criar uma cooperativa. “Tendo o espaço para atender de forma mais organizada, pretendemos criar uma cooperativa. Esse é um sonho que vamos realizar”, aponta.  

  


Sobre a creche  


Inaugurada há 18 anos, a instituição atende, atualmente, a 120 crianças de 03 a 05 cinco anos de idade, em tempo integral. Além disso, 40 crianças, adolescentes e jovens, com idades entre 06 a 20 anos, também são atendidos através de cursos que ocorrem no turno aposto ao da escola. Estão envolvidos no trabalho: 05 professoras, 01 coordenadora pedagógica, 01 auxiliar de serviços gerais e 01 cozinheira. Além disso, todos os dias a creche conta com o trabalho voluntário de uma das mães de alunos. Interessados em ajudar a creche podem entrar em contato através do (71) 98139-4712. 


 


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑