Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Primeiro aeroporto regional do país estreia Embarque + Seguro


 Terminal estadual de Ribeirão Preto (SP) testa tecnologia com uso de reconhecimento facial sem a exigência de apresentação de documento e bilhete aéreo



Pela primeira vez, um terminal aéreo regional participa do programa Embarque + Seguro 100% Digital do Governo Federal com uso de reconhecimento facial do gov.br. O Aeroporto Estadual de Ribeirão Preto (SP) estreia, nesta sexta-feira (13), o teste da tecnologia entre passageiros, que não precisam apresentar documento de identificação nem cartão de embarque para viajar.

 

A iniciativa do Ministério da Infraestrutura (MInfra), desenvolvida pelo Serpro, empresa de TI do Governo Federal, em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, já foi testada nos aeroportos de Florianópolis (SC), Salvador (BA), Santos Dumont (RJ), Belo Horizonte (Confins), Congonhas (SP) e Brasília (DF).

 

O programa tem o objetivo de tornar mais eficiente, ágil e seguro o processo de embarque no aeroporto de Ribeirão Preto. Considerado o maior do interior do país, o terminal está em quarto lugar no estado de São Paulo, depois de Guarulhos, Congonhas e Viracopos. “O início dos testes do Embarque + Seguro no Aeroporto de Ribeirão inaugura a participação dos aeródromos estaduais neste importante programa de transformação digital do Ministério da Infraestrutura, que é um dos mais modernos com uso da tecnologia biométrica em todo o mundo”, ressalta o secretário-executivo do MInfra, Marcelo Sampaio.

 

LGPD

Após a aprovação do piloto, o Governo Federal avançará com as ações para implantação efetiva da tecnologia nos principais aeroportos brasileiros. “Caminhamos para um embarque biométrico totalmente seguro em todos os aeroportos do país. Além de a medida ser segura do ponto de vista sanitário, ao dispensar o manuseio de papéis durante a pandemia, garante a proteção total dos dados dos usuários, pois atende a todos os preceitos da Lei Geral de Proteção de Dados”, afirma Marcelo Sampaio.

 

Para o presidente do Serpro, Gileno Barreto, o Embarque + Seguro coloca o Brasil na vanguarda neste movimento do Governo Federal para a transformação digital de todo o país. “A tecnologia combina validação biométrica e análise de dados, garantindo uma conferência precisa, ágil e segura da identidade dos passageiros, que, assim, podem viajar com mais conforto e tranquilidade. A solução atende à LGPD e tem por premissa a segurança no tratamento dos dados pessoais contra uso indevido ou não autorizado. Os dados, que precisam ser utilizados para o embarque com reconhecimento facial, não são compartilhados com terceiros, e o passageiro tem que assinar um termo de consentimento para o uso", destaca Gileno Barreto.

 

Como funciona

No momento do check-in no aeroporto, o passageiro da Voepass Linhas Aéreas é convidado a experimentar a tecnologia de reconhecimento biométrico facial para embarcar na aeronave. Após concordar, o viajante recebe, no celular informado, uma mensagem com solicitação de autorização para obtenção de seus dados, incluindo CPF e foto.

 

Após o consentimento do passageiro, o atendente da companhia aérea usa o aplicativo do Serpro desenvolvido para realizar a validação biométrica, comparando os dados e a foto, tirada na hora, com as bases governamentais.

 

A partir da validação, o passageiro fica liberado para ingressar na aeronave passando pelo ponto de controle biométricos, que faz a identificação por meio de câmeras, sem a necessidade de o usuário apresentar documento e cartão de embarque.

 

Efetividade atestada

O Embarque +Seguro, além de atestar a identidade de quem vai embarcar e garantir mais segurança aos passageiros, reduz o tempo de espera em filas, já que o processo de check-in e embarque aéreo é realizado em poucos segundos.

 

No piloto, são medidos indicadores, como redução no tempo em filas, no acesso à sala de embarque e à aeronave, além dos custos de operação. Depois de atestada a viabilidade da solução tecnológica apresentada pelos parceiros, o Governo Federal espera aumentar a segurança aeroportuária com a contratação do serviço realizada pelas concessionárias dos aeroportos, seja a Infraero ou privados, ficando a critério da administração de cada terminal, e não do Poder Público, a forma como essa contratação será realizada. No caso da Infraero, essa aquisição deverá ser realizada por meio de licitação, após a devida consulta pública sobre a contratação.

 

Programa de parceria

O Serpro é parceiro estratégico do MInfra na agenda digital de transporte do país e o Embarque + Seguro conta ainda com o apoio de outros colaboradores de forma voluntária. Para o aprimoramento do programa a cada etapa, o Governo Federal tem contado com a colaboração de companhias aéreas e da administração dos aeroportos, onde os testes vêm sendo realizados, além de empresas de tecnologia, que disponibilizam todos os equipamentos para a validação biométrica nas estações de identificação facial. O piloto em Ribeirão Preto tem o apoio da Voepass e, ainda, da empresa de tecnologia Amadeus.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑