Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Segmento de alimentação saudável cresce em meio à pandemia em Salvador

 


Tendência mundial, segmento de alimentação saudável cresce em meio à pandemia e Salvador ganha quarta loja totalmente voltada a este conceito


Nutrimaster acaba de inaugurar unidade em Alphaville, na Avenida Paralela


 


            Com o objetivo de promover saúde e bem-estar, através da nutrição e de boas escolhas, a Nutrimaster acaba de inaugurar, em Alphaville, a sua mais nova loja, a quarta da Rede, depois da Pituba, Barra e Parque Shopping Bahia (Lauro de Freitas). Com serviços de delivery e e-commerce, a unidade da Avenida Paralela, traz como novidade a primeira Estação de Kombucha a granel da Bahia e com selo de orgânica, bebida milenar que, além de saborosa, reforça o sistema imunológico e melhora o funcionamento intestinal. O cliente compra um growler (garrafa de vidro retornável) e o abastece da bebida na loja, com foco na sustentabilidade.



            A nova loja conta também com uma Estação de Sucos, preparados com frutas sem agrotóxicos e comercializados com fornecedores selecionados na própria Bahia, como forma de priorizar a economia local, conta a nutricionista, diretora e idealizadora da Nutrimaster, Eliane Aguiar. Na padaria sem glúten da nova unidade, a novidade é uma exposição de tortas e doces low carb, sem açúcar, preparados apenas com ingredientes saudáveis. A casa também foi pioneira, na Bahia, na criação da padaria sem glúten, no oferecimento das máquinas para moer amendoim na própria loja, 100% natural sem nenhum tipo de conservante ou produto químico.


 



            Crescimento com a pandemia


            Desde o início da pandemia, período em que as pessoas passaram a se preocupar mais com a imunidade, houve um crescimento significativo na busca por alimentos saudáveis, conta Eliane Aguiar, acrescentando que o fato também se deu pela diversificação de produtos comercializados pela empresa, desde alimentos naturais e orgânicos a suplementos nutricionais. A rede Nutrimaster disponibiliza mais de três mil itens, desde produtos naturais, orgânicos, veganos, a granel, suplementos, alimentos sem glúten, sem lactose, padaria glúten-free até produtos de higiene e limpeza, perfumaria, eco utilidades diversas, sempre com uma visão ecológica.


            De acordo com sua fundadora, Eliane Aguiar, a Nutrimaster é a rede mais completa em Salvador, neste segmento de mercado, com perfil tão completo e dentro da proposta de estimular a alimentação saudável e o consumo consciente de produtos de higiene e limpeza, cujo processo de fabricação respeita o meio ambiente. “Recentemente passamos a nos posicionar no mercado, não mais exclusivamente como loja especializada, mas como Mercado Saudável, motivados pelos próprios clientes que passaram a dizer ‘aqui não é uma loja de produtos naturais, aqui é um verdadeiro mercado saudável''', diz Eliane.


 



            Conceito de alimentação saudável e completa


            “Queremos difundir a cultura de comer saudável e com prazer, inclusive em momentos de lazer e festa, com um mix completo e nível de exigência altíssimo para aceitar os produtos que serão colocados à venda”, explica a nutricionista. De acordo com ela, a proposta da empresa foi reunir tudo o que é preciso para ter alimentação benéfica ao organismo num único local. “Anteriormente era preciso ir a cinco ou seis lugares para comprar tudo o que um nutricionista prescrevia ou à internet, porque nem tudo se encontrava num só local em Salvador”, afirma.


            Segundo ela, é preciso oferecer opções e ajudar as pessoas a fazerem boas escolhas para construir a sua saúde, como preferir um alimento orgânico, o ovo caipira, o frango sem hormônio, até a suplementação e a alimentação enteral. A loja disponibiliza produtos na linha natural, integral, hortifrútis com selo orgânico, sem glúten, sem lactose, suplementos especiais para atividade física, estética, saúde cerebral, intestinal, cardíaca, visão etc.


            “Quando avançamos ainda mais para as boas escolhas, incluímos a saúde do planeta também, oferecendo produtos, como desodorantes e materiais de higiene que não contêm alumínio e, portanto, não intoxicam, shampoos sem parabenos (conservantes químicos), eliminando substâncias tóxicas que fazem parte de artigos convencionais”, explica.


            Toda essa consciência ambiental faz com a empresa selecione, entre os seus fornecedores, os que possuem um perfil eco-friendly, com incentivo ao uso de potes de vidros para arrumar a geladeira, ao invés do plástico, e o uso de sacolas retornáveis, com consumo consciente para evitar o desperdício.


            A escolha dos itens comercializados passa por uma rigorosa seleção pela equipe de nutrição para validar qualidade e cadastrar produtos, incluindo suplementos e produtos veganos (sem origem animal) – os quais não necessariamente trazem um conceito saudável junto, pois podem ter como acompanhamento algo não tão indicado, como arroz branco, ou industrializados com alta taxa de sódio e gordura. “E o mais interessante é que o nosso cliente cobra essa postura, pois acredita que, se tem na Nutrimaster, é bom”, comenta a nutricionista.


 


            Kombucha: boa para a saúde e o paladar


            De origem incerta, a Kombucha tem seus primeiros relatos na China há mais de 2.200 anos. É uma bebida com especiarias feita a partir do chá ou bebida adocicada que oferece qualidades probióticas, enzimas que auxiliam a digestão, além de vitaminas do complexo B e K provenientes do processo metabólico dos microrganismos, fortalecendo o sistema imunológico e melhorando o funcionamento intestinal.


            De acordo com a nutricionista Eliane Aguiar, entre os benefícios da Kombucha orgânica destaca-se o fato de que os ingredientes são livres de produtos químicos e agrotóxicos, com preservação do solo, da água, plantio de forma sustentável, com respeito ao meio ambiente e questões sociais. “A Kombucha ajuda a criar uma microflora intestinal saudável, e por isso mantém o corpo livre de problemas digestivos, ajuda no controle do peso, na desintoxicação, na imunidade, reduz processos inflamatórios e promove energia e a saúde de uma forma geral”, explica.


            Sua forma de preparo é parecida com a do iogurte caseiro e do Kefir, mas usa-se o chá preto ao invés do leite como ingrediente fundamental. Pode-se usar outras ervas e itens adicionais, como os chás verde, de hibisco, mate, suco de frutas e gengibre, para chegar a um sabor mais agradável ao paladar, e substituir até mesmo o consumo de gim e refrigerante.


            A Nutrimaster inova até mesmo na forma de consumo oferecida, com a aquisição do growler, pois a garrafinha de vidro reutilizável, descarta o plástico, produz menos lixo e garante um planeta mais limpo e saudável. A embalagem econômica de 1 litro possibilita que toda família possa beber a Kombucha e criar esse hábito saudável.


 


            Pandemia trouxe expansão para o segmento


            Com 30 anos de profissão, Eliane Aguiar foi a primeira nutricionista do Norte e Nordeste com o título de especialista pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE). Tem graduação e mestrado pela Universidade Federal da Bahia, fez residência em Nutrição Clínica em Ribeirão Preto (Universidade de São Paulo), estagiou no exterior em grandes centros e durante muito tempo também se dedicou à área de educação universitária.


            Registrou a marca Nutrimaster, em 2000, mas foi a partir de 2007, com o boom da nutrição funcional no Brasil, que começou a se aprofundar no assunto. Montou a loja no Pituba Parque Center para suplementação, no segmento de varejo, em 2009, e percebeu que o cliente queria mais, inaugurando, em 2011, a primeira loja dentro do novo conceito, na Pituba.


            Mesmo com o país em crise, o mercado de alimentação saudável vinha crescendo continuamente até 2017, mas começou a desacelerar. O segmento começou a se recuperar, no ano passado, em função da pandemia de Covid-19, que trouxe as questões de saúde e da melhoria da imunidade para o foco central. O momento também permitiu aumentar e diversificar o mix de produtos, com a abertura do Parque Shopping, reinventando-se e buscando a melhoria contínua e inovação.


            A Nutrimaster conta com nutricionistas e acadêmicos de Nutrição e já prevê que será necessário contratar mais estudantes em breve. “Adoramos trabalhar com universitários para colaborar com a sua formação, pois oferecemos um espaço de muito aprendizado para eles”, diz Eliane. Ao todo, as quatro unidades contam com cerca de 60 funcionários e para Alphaville foram contratadas 15 pessoas.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑