Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 31 de março de 2022

Estratégia Parceria mais Forte impulsiona o desenvolvimento rural da Bahia



Nos últimos anos, a Bahia avançou em ações voltadas ao fortalecimento dos diversos sistemas produtivos da agricultura familiar. O segmento, considerado um importante vetor de desenvolvimento econômico, será contemplado com novos investimentos do Governo do Estado, nesta quarta-feira (30), no âmbito da estratégia Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia, da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em evento realizado no auditório da Secretária de Infraestrutura (Seinfra), às 14h.


Por meio dessa estratégia, 246 prefeituras municipais, Consórcios Públicos, poder público estadual e organizações da sociedade civil seguem em parceria com o Governo do Estado, com a execução de ações integradas para o fortalecimento da base de produção, acesso à terra, tecnologia, infraestrutura, agroindustrialização e acesso a mercados e à assistência técnica e extensão rural (Ater).


O secretário da SDR, Josias Gomes, a frente da pasta há mais de três anos, destaca que a estratégia Parceria Mais Forte foi um aglutinador das ações do Governo do Estado. “Quando unimos os poderes estadual e municipal, em escala regional, as ações são potencializadas. A estratégia Parceria Mais Forte ilustra muito bem esse conceito. Já investimos mais de R$2,3 bilhões na agricultura familiar e vem aí mais lançamentos de editais, assinaturas de convênios e mais ações para o rural”.


Josias destaca que outra importante contribuição foi a consolidação das cooperativas por meio de projetos como Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), referência em desenvolvimento rural e inclusão produtiva, que tem investimento total de U$S260 milhões de dólares, a partir de acordo de empréstimo entre o Governo do Estado e o Banco Mundial, para o fortalecimento da agricultura familiar, beneficiando diretamente mais de 130 mil agricultores e agricultoras em todo o estado.


O projeto acaba de conquistar a primeira colocação do Prêmio SAIN-ABDE de Melhores Práticas em Captação Internacional, na categoria governos estaduais. “Criamos condições com esses recursos provenientes de empréstimos internacionais para alavancar a agricultura familiar. Hoje, o agricultor e agricultora tem orgulho de afirmar-se como agricultor e agricultora. A utilização correta desses recursos e o caminho percorrido para que esses projetos resultassem em ações concretas para a mudança da vida econômica dessas famílias é, sem dúvida, um marco na nossa administração”.


O Pró-Semiárido é outro projeto que traz mudanças para a vida, diretamente de 61.963 famílias rurais. O caráter inovador do projeto foi apontado pelo Fida como um importante diferencial, para qualificar a ação junto às famílias agricultoras. Atua em 32 municípios do Semiárido, com aumento da produção e criação de oportunidades de trabalho e o desenvolvimento do capital humano e social, com foco especial em mulheres e jovens.


Para apoiar a comercialização da produção, a SDR investe para que as organizações participem de feiras agropecuárias, participação de eventos nacionais e internacionais, feiras livres, além das reformas e construções de mercados municipais, que visam proporcionar infraestrutura adequada, atendendo às exigências dos órgãos de vigilância sanitária, para a comercialização de alimentos. Só em 2021 foram concluídas as reformas de 26 mercados, e em outros 41 as obras estão em andamento.


Assistência técnica


O avanço na produção de alimentos in natura e processados resulta em mais sustentabilidade, inclusão produtiva e geração de emprego e renda para agricultores e agricultoras dos 27 Territórios de Identidade. Para isso, a SDR executa assistência técnica e extensão rural (Ater), por meio de projetos como Bahia Produtiva e Pró-Semiárido e via Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater).


O secretário da SDR, Josias Gomes, explica que durante sua gestão, o aumento da produtividade média dos agricultores foi uma das tarefas básicas da atuação da secretaria. “Reforçamos a assistência técnica para melhorar a qualidade e a produtividade das atividades e dar mais condições aos agricultores e agricultoras de conhecerem novas variedades, desenvolver novos conhecimentos, como o melhoramento genético, e tivemos um trabalho extraordinário nas produções”.


A partir da prestação de Ater ofertada, a SDR promove a qualificação do serviço e o aumento da produção e da produtividade de sistemas produtivos estratégicos da agricultura familiar. São priorizados o acompanhamento de sistemas produtivos que estão na base econômica dos municípios baianos, a exemplo da cacauicultura, bovinocultura de leite, apicultura, ovinocaprinocultura e mandiocultura, beneficiando mais de 130 mil famílias, diretamente.


Fonte: Ascom/SDR/CAR

 Foto: Divulgação/SDR/CAR

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑