Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 29 de março de 2022

Praça da Ciência de Irecê é entregue à comunidade escolar


 Foto: Gabriel Pinheiro/Secti

Popularizar a ciência é promover ações que permitam o acesso da população ao conhecimento. A Praça da Ciência, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), é uma das políticas pensadas para aproximar crianças e adolescentes do conhecimento científico. Com a presença da secretária em exercício da Secti, Mara Souza, o equipamento foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (28), no Colégio Municipal Odete Nunes Dourado, em Irecê.


A Praça da Ciência é composta por sete equipamentos lúdico-científicos, possibilitando que os estudantes da rede pública de ensino possam conhecer na prática conceitos dados em sala de aula pelos seus professores. Conchas acústicas, harpa de tubos, gangorra, balanços de comprimentos diferentes, cadeira giratória, alavanca, bicicleta geradora e poço infinito são os brinquedos que compõem a praça.


Mara Souza destacou que essas práticas estimulam o ensino e o aprendizado, o que vai permitir um aumento do interesse por parte de futuros cientistas. “Esse conjunto de equipamentos aproxima as crianças dos conceitos da física, da área científica, fazendo com que elas se interessem pelo tema. Quem sabe, desta forma, possamos desenvolver novos cientistas no futuro. Estamos fazendo com que a ciência chegue aos corações das crianças”, disse.


Para o prefeito de Irecê, Elmo Vaz, a cidade ganha com a inauguração de mais uma Praça da Ciência. “Estamos fazendo com que a ciência se aproxime da população, dos alunos, da comunidade. Toda vez que alguém fala Praça da Ciência, na minha cabeça vem um laboratório, porque essa praça é um laboratório de aprendizagem. É brincando que se aprende. Aqui, professores poderão fazer a demonstração na prática”, lembrou o gestor, que ainda descontraiu ao falar que não é somente o solo de Irecê que é fértil. “A educação também é fértil”.


A Secti entregou 36 Praças da Ciência em toda a Bahia durante a primeira etapa do projeto. Nesta segunda etapa, serão entregues mais oito praças que serão instaladas dentro de escolas públicas, municipais ou estaduais. Assim como Irecê e Sobradinho, que já foram contempladas, Salvador, Itabuna, Itamaraju e Feira de Santana também vão receber praças.


Fonte: Ascom/Secti

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑