Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 25 de março de 2022

SPMJ promove diálogo sobre saúde sexual e reprodutiva no Março Mulher

 


SPMJ promove diálogo sobre saúde sexual e reprodutiva no Março Mulher

 

Fotos: Bruno Concha/Secom

 

A Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) promoveu, na manhã desta quinta-feira (24), uma roda de conversa sobre saúde sexual, reprodutiva e violência doméstica, no Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares (CRAMLV), nos Barris. Em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foram tratados temas importantes para as mulheres, além de ofertados serviços de saúde, como testagem rápida, consultas e exames. 

 

Segundo a coordenadora dos centros de referência, Adriana Castro, é de extrema importância esclarecer as mulheres sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e oferecer exames e tratamentos para a saúde feminina. “Trazer informação para essas mulheres reflete no aumento da autoestima delas, fazendo com que se sintam valorizadas e se cuidem mais. Além disso, apresentamos o programa Alerta Salvador, uma política pública de empoderamento feminino, a partir das leis vigentes. A meta é educar e conscientizar”, disse. 

 

A diretora de Políticas para Mulheres da SPMJ, Fernanda Cerqueira, afirmou que as rodas de conversa aproximam as assistidas dos centros de referência. “Estar cada vez mais perto fortalece e empodera a mulher, ajudando no rompimento do ciclo de violência”, afirmou. 

 

Março Mulher - Na ocasião, Fernanda aproveitou para fazer uma avaliação do Março Mulher, destacando que as ações não estão reduzidas apenas a este mês, com programação já prevista para o mês de abril. “O balanço que fazemos deste mês é positivo, mas costumo dizer que, apesar de março ser o mês que chama atenção para os direitos da mulher, temos o Alerta Salvador como política pública, que funciona durante todo o ano”.

 

O Março Mulher também ofertou as atividades especiais nos Centros de Referência e Atendimento à Mulher Irmã Dulce (Camsid), na Ribeira, e Arlete Magalhães (Cream), em Fazenda Grande. Todas as ações também envolveram assistência interdisciplinar (psicológico, social, jurídico e teleorientação) e pedagógica às crianças, que acompanham suas mães em atendimento.

 

Uma das assistidas, a dona de casa R.S.C fez questão de participar do evento, que considerou fundamental a todas as mulheres, para que conheçam mais sobre si e seus direitos. “Quando eu procurei acolhimento, a princípio, sem informação, eu me sentia perdida. Depois do atendimento eu entendi o meu valor como mulher, como mãe e dona de casa. Agora é vida nova”, concluiu.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑