Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 7 de abril de 2022

8 de abril: Dia Mundial de Combate ao Câncer



A Bahia deve ter mais de 32 mil novos casos da doença em 2022


Manter-se no peso adequado; praticar atividade física regular; ter uma alimentação saudável; não fumar; usar protetor solar; evitar alimentos ultra processados e limitar o consumo de carne vermelha, açucares e bebidas alcoólicas. Essas são algumas das recomendações para prevenção dos diversos tipos de câncer.  Em 2022, segundo estimativa do INCA, a Bahia terá mais de 32 mil novos casos de câncer, sendo que 7.860 destes serão registrados em Salvador. “Os hábitos saudáveis e a realização dos exames de rotina são fundamentais para reduzir o risco de desenvolvimento de cânceres”, de acordo com a oncologista Clarissa Mathias, da equipe do NOB Oncoclínicas. “Ter hábitos saudáveis pode reduzir 30% dos casos de câncer”, esclarece a médica. 


Na Bahia, o câncer de mama foi a terceira maior causa de morte entre as mulheres, em 2020. Foram 1.031 óbitos decorrentes da doença. A primeira e a segunda causa foram a Covid -19 e os problemas cardiovasculares, respectivamente. O dado é de uma pesquisa realizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).


O tabagismo e a alimentação, de acordo com o INCA, são as duas principais causas evitáveis do câncer. Dentre os tipos de tumor que estão associados a alimentação inadequada, estão os de esôfago, estômago, câncer de mama, cólon e reto, fígado, vesícula biliar, pâncreas, colo de útero, ovário, rim, tireoide, próstata e mieloma múltiplo. “O sobrepeso e a obesidade provocam um processo de inflamação crônica que, por sua vez, elevam a produção de hormônios que podem danificar as células saudáveis e desencadear o surgimento de tumores malignos”, esclarece Clarissa Mathias. “A alimentação deve ser rica em frutas, fibras, verduras e legumes”, orienta a especialista.


Já o cigarro, principal responsável pelo câncer de pulmão e considerado a principal causa de câncer evitável no mundo , também pode ser o responsável pelo aparecimento de 18 outros tipos de cânceres, como tumores de boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim e bexiga, dentre outros. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), quase 1.200 novos casos de câncer de pulmão, traqueia e brônquio devem ser registrados na Bahia no ano de 2022.


A médica faz um alerta para os riscos do cigarro eletrônico, que tem sido cada vez mais consumido pelos jovens no Brasil. “Nos últimos anos, conseguimos reduzir o consumo do cigarro normal no Brasil, mas agora o cigarro eletrônico está sendo amplamente utilizado pelos mais jovens. É preciso alertar a população que esse tipo de dispositivo também possui substâncias tóxicas e pode ser bastante prejudicial à saúde”, adverte.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑