Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 16 de abril de 2022

Evento na Base Naval conscientiza sobre a importância da doação de sangue e medula

  


Uma parceria entre a Fundação Hemoba e a Base Naval de Aratu foi lançada na última terça-feira, dia 12, para conscientizar os militares da Marinha sobre a importância da doação de sangue e medula óssea. O público presente no Cine-teatro da Base assistiu à palestra de Rivânia Andrade, hematologista e, sobre o ciclo do sangue, da captação de doadores até a transfusão do paciente. Durante dois dias (13 e 14/04), um Hemóvel atende os militares na Base para a coleta de sangue, a partir das 8 horas. 

Em sua apresentação, a médica hematologista falou sobre o papel da Hemoba, criada em 1989, para assegurar a oferta de sangue prestando o serviço de hemoterapia e hematologia. Informou que são 29 unidades de coletas na Bahia, sendo cinco em Salvador, 21 no interior do estado e três unidades móveis. Defendeu a necessidade da doação de sangue como a única forma de atender os milhares de pessoas que precisam de transfusão todos os dias.  

De forma didática, a diretora explicou os requisitos básicos para a doação, os impedimentos temporários e definitivos, o intervalo e as etapas da doação de sangue, como cadastro, triagem clínica (entrevista, exames, avaliação clínica), triagem hematológica (avaliação do nível de hematócrito e de hemoglobina), escolha do tipo de bolsa de coleta e doação. Advertiu sobre os cuidados pós-doação, como repouso e hidratação, com o doador devendo permanecer pelos menos 15 minutos no local que realizou a coleta.  

Dra. Rivânia descreveu a produção de hemocomponentes e hemoderivados na Hemoba a partir da doação de sangue, como o plasma, plaquetas e hemoglobulina. Finalizou a palestra demonstrando o processo para o transplante de medula óssea, desde o cadastro do doador, o teste e a inclusão no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). Explicou que a medula óssea é um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos e o seu transplante é indicado para pacientes com produção anormal de células sanguíneas. Sobre a importância da doação, concluiu: “Você tem um compromisso com a vida”. 

Emoção – Em seguida, o público presente se emocionou com o depoimento do capitão de fragata Guilherme Chagas e de sua esposa, a psicóloga Taiana Rubim, sobre a campanha de doação de medula óssea para salvar o filho Gustavo Chagas, ou simplesmente Gu, que foi diagnosticado com leucemia e acabou falecendo no ano passado. Com apenas 3 anos, o menino Gustavo foi diagnosticado com uma doença rara: a leucemia mielóide mguda (LMA) do subtipo M7 (megacariocítica), decorrente de uma síndrome mielo displásica (SMD). O câncer, incomum em crianças, corresponde a 1% das leucemias pediátricas e acomete 0,5% pessoa a cada um milhão.  

O casal testemunhou como esta experiência tornou-o consciente da necessidade da doação de sangue e medula óssea para salvar vidas. Atualmente, promove a Campanha Amor e Lata, para doação de lata de leite para instituição de apoio a crianças com câncer, apoia as campanhas de doação de sangue e lançará em breve o livro Forte como um Girassol, sobre o seu filho Gustavo.  

  

Fonte: Ascom Hemoba


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑