Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 22 de abril de 2022

Fiocruz: pandemia de Covid não vai acabar de um dia para o outro




 Especialistas e pesquisadores da Fiocruz realizaram, nesta quarta (20/4), um webinar para discutir o final da pandemia de Covid-19 e a decisão do governo federal de revogar o estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional.

“A pandemia não acabou, a resposta é simples, clara e direta. Provavelmente não acordaremos um dia com um trio elétrico avisando que acabou, que voltamos ao normal. O final deve ser bem menos anunciado do que o início”, explica o pesquisador Raphael Guimarães (Ensp/Fiocruz).


Para os especialistas, é impossível decretar que a Covid-19 não é mais uma ameaça porque a comunidade internacional ainda não decidiu quais são os parâmetros de quantidade de casos e óbitos aceitáveis para determinar que a doença se tornou endêmica.


Além de Guimarães, participaram da live o coordenador do Observatório Covid-19, Carlos Machado, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz (Ensp/Fiocruz); Ethel Maciel, da Universidade Federal do Espirito Santo; Eduardo Hage, da Fiocruz Brasília; e Daniel Villela, coordenador do Programa de Computação Cientifica da Fundação (Procc/Fiocruz).


Maciel explica que o momento atual da pandemia no Brasil, de baixa nos casos e óbitos, é ideal para organizar a resposta para outras ondas da Covid-19. “Mas até hoje não temos protocolo de testagem e nem de atendimento, não conseguimos criar essa coordenação a nível nacional”, diz.


A pesquisadora afirma que “não basta revogar o decreto”. Ela defende é preciso um período de transição para a criação de uma coordenação nacional que crie um protocolo de medidas operacionais.


Para Raphael Guimarães, decretar o fim do estado de emergência é meramente “mudar o cenário, mas não a estratégia”. Ele critica ainda a dicotomia que foi criada entre a saúde pública e a economia. “Quando a gente troca a política pela politização, acabamos deixando de lado a tarefa central, que é diminuir as desigualdades”, afirma.


Fonte Metrópoles

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑